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PERGUNTAS FREQUENTES

Postado em 11/11/2019 as 16:03:37

1- O que é Ouvidoria?

A ouvidoria são responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, sugestão, denuncias e elogios, relativos sobre serviços públicos, a ouvidoria recebe as manifestações  dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha as áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

2- O que é uma manifestação?

Manifestar é o ato de expor, apresentar e declarar, a manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a ouvidoria seus anseios, duvidas, sugestão e opiniões, assim pode auxiliar e aprimorar a gestão de políticas e serviços.

3-    Quais os Tipos de Manifestação? 

Reclamação: Demonstração de insatisfação relativa a prestação de serviço publico e à conduta de agente públicos na prestação e na fiscalização desse serviço, como a falta de respeito durante um atendimento.

Elogio: Demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.

Sugestão: Apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramentos de políticas e serviços prestados pela Administração Publica

Solicitação de Providência: Pedido para adoção de providência por parte da Administração. A solicitação refere-se a um requerimento de atendimento ou serviço. Pode ser utilizada inclusive para comunicar problemas.

Solicitação de Simplificação (Simplifique):  Reclamação, denúncias e solicitações relativas especificamente à simplificação de serviços públicos. O pedido de simplificação está previsto no Decreto federal nº 9.094./2017, que dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos.

Denúncias: Ato que indica a prática de irregularidade ou ilícito cuja soluções dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes. A denúncia envolve infração disciplinar, crimes, praticas de atos de corrupção, má utilização de recursos públicos ou improbidade administrativa  que venham ferir a ética e a legislação. Bem como as violações de direitos, mesmo que ocorridas em âmbito privados.

4- Quem pode Fazer uma Manifestação?

Qualquer cidadão que queira fazer uma manifestação: elogios, denúncias, reclamação ou solicitação de serviço .

5- Como posso fazer a manifestação?

Para acessar o sistema da Ouvidoria, basta entrar no site www.crfap.org.br, clicar na aba OUVIDORIA, o usuário será encaminhado para uma tela onde deverá fazer um breve cadastro com dados pessoais como nome, e-mail e telefone, assim feito, receberá um e-mail confirmação e um SMS em seu telefone.      

6- Qual o prazo de resposta?

Entre 20 a 30 dias, contados da data do recebimento, toda informação do processo é informada pelo e-mail cadastrado.

Conselho Regional de Farmácia do Amapá
Rua Professor Tostes, 914-A, Central, CEP: 68900-022, Macapá-Amapá (acesso pela Av. Euclides da Cunha)
Fone: (96)3223-8988 E-mail: crfap@crfap.org.br
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