Boletim de Notícias

Cadastre-se e receba informações do CRF AP no seu correio eletrônico

CFF lança material sobre o SIGTAP na plataforma Edufarma

Postado em 31/03/2021 as 16:44:22

Tem material novo na plataforma virtual edufarma.org.br do Conselho Federal de Farmácia. Desta vez, farmacêuticos vão poder obter, por meio de um novo vídeo disponibilizado, informações sobre o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Órteses, Próteses e Materiais Especiais (SIGTAP - OPMs) do Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso é gratuito, basta se inscrever e acessar.

O SIGTAP contém todos os procedimentos, atributos e regras que possibilitam o processamento da produção ambulatorial e hospitalar do SUS. O sistema foi implementado, em janeiro de 2008, com o objetivo de unificar as tabelas de procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Em fevereiro de 2018, foi publicada a atualização da tabela disponível no SIGTAP. Com a alteração e com o código 2234-05 ? Farmacêutico, da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), foram vinculados 49 procedimentos remunerados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa era uma reivindicação antiga do Sistema CFF/CRFs, que luta pela maior inserção e valorização do farmacêutico no âmbito da saúde pública.

Com a medida, o Ministério da Saúde reconheceu os farmacêuticos como integrantes da equipe diretamente responsável pelo atendimento aos usuários dos serviços públicos de saúde. Eles passaram a compor o grupo de profissionais da saúde responsáveis pela realização de alguns grupos de procedimentos remunerados pelo sistema, que contemplam ações de promoção e prevenção em saúde.

Ana Lúcia Ely Pitta Pinheiro, especialista que conduz o vídeo explicativo na plataforma, explica que saber fazer o registro dos códigos da forma correta é importante porque o pagamento da produção ambulatorial e hospitalar do SUS depende da utilização correta dos códigos de procedimentos.  Os registros feitos erroneamente acabam não sendo considerados e são descartados como se os profissionais não tivessem realizado os procedimentos. Além disso, os registros em saúde são utilizados para o cálculo de indicadores de saúde, os quais os ajudam a entender o comportamento dos serviços e possibilitam verificar resultados alcançados pelo trabalho da equipe.

?Esse instrumento é um recurso fundamental para a manutenção da saúde financeira dos serviços de saúde que prestam atendimento ao SUS, além de atuar como uma importante ferramenta de gestão. Assim, todos os farmacêuticos que atuam no SUS devem estar capacitados quanto ao uso correto dos códigos da tabela de medicamentos, procedimentos e OPMs e do sistema que a gerencia que o SIGTAP?.

Ana Lúcia acrescenta que diversas ações dos serviços de saúde são disparadas a partir de desvios do comportamento normal, como o trabalho da vigilância epidemiológica em surtos de doenças infecciosas, por exemplo. Os dados gerados por registros feitos corretamente podem ser úteis para identificar as principais necessidades de saúde da população, permitindo estudar melhores formas de tratar um tipo de problema específico, criar modelos pré-definidos de orientação ou solicitar o auxílio de outros profissionais.

?Como exemplo a destacar-se, podemos citar um possível aumento de internações de pacientes por diabetes mellitus descompensada. Diante desse quadro, pode ser implementado no serviço um atendimento farmacêutico que visa orientar os pacientes quantos aos cuidados na administração dos medicamentos, na conservação dos mesmos, procedimentos a serem adotados nos casos de hipoglicemia ou hiperglicemia, entre outras orientações. O direcionamento de esforços deve ser sempre feito para aquilo que representa a realidade do serviço, possibilitando aos profissionais gerar um maior benefício à comunidade?, conclui.

Essa matéria está disponível também na Rádio NewsFarma: www.newsfarma.org.br

Fonte: Rádio NewsFarma

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 15h00 por agendamento.

(Atendendo ao Decreto Estadual nº 2026 e 2027de 30/06/2020)

Contato WhatsApp: (96) 98402-9836

"