Boletim de Notícias

Cadastre-se e receba informações do CRF AP no seu correio eletrônico

Comissão e Grupos de Trabalho do CRF-AP apresentam relatórios e checklists para visitas técnicas em Unidades de Saúde do Estado do Amapá

Postado em 24/10/2020 as 10:04:24
A 115ª Plenária do Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP), ocorrida nesta sexta-feira, 23 de outubro, apresentou o resultado de visitas técnicas e dois importantes mecanismos para futuras fiscalizações em unidades de saúde do Estado. O encontro ocorreu no auditório do Banco do Brasil, em Macapá.

Dois relatórios de visitas realizadas em unidades de saúde do interior do Estado mostraram um raio x da situação de laboratórios e farmácias nos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba, Ferreira Gomes, Porto Grande e Oiapoque, os mesmo foram explanados pela Dra. Renata Bittencourt, Dr. Jone Morais e Dr. Julio Cesar;

As visitas técnicas foram feitas pelos Grupos de Trabalho (GTs) de Análises Clínicas e Toxicológicas e de Saúde Pública. As visitas constataram, com registros de imagens, irregularidades como péssimas instalações para o desenvolvimento das funções farmacêuticas, espaços físicos pequenos, equipamentos com falhas na manutenção de temperatura ideal para o armazenamento de medicamentos sendo acondicionados de forma imprópria, entre outras precariedades.
Problemas com acesso dos profissionais a sistemas de internet para o melhor atendimento à população foram constatadas em todas as unidades visitadas. 

De acordo com o presidente do CRF-AP, Dr. Márcio Silva, os relatórios vão compor um grande diagnóstico sobre a situação da Assistência Farmacêutica nos municípios, sobretudo do interior do Amapá. Quando estiver concluído, o diagnóstico será encaminhado às autoridades para providências, como o Ministério Público do Estado e gestores públicos.

Checklist
Ainda na Plenária, as Comissões de Saúde Pública e Análises Clínicas apresentaram os modelos de checklist que serão padronizados nas visitas dos GTs do CRF-AP, apresentados pelo Dr. Cesar Costa e Dr. Marlisson Rêgo, respectivamente;
Os formulários, baseados em legislações vigentes, seguem procedimentos e exigem informações tanto em farmácias de unidades de saúde públicas e comunitárias, quanto em laboratórios.
A partir de agora, as visitas levantarão dados sobre Responsável Técnico, estrutura física do local inspecionado, salas de coleta, climatização, equipamentos laboratoriais, EPIs e outros tópicos de segurança.

?São itens importantes que agora estão numa ferramenta padronizada que vai deixar mais minuciosa e técnica a nossa visita a estes locais, para exigir mais qualidade ainda no atendimento à população?, avaliou o Dr. Márcio Silva.

#CRFAP #GTSECOMISSOESMACAO
#JUNTOSSOMOSMAISFORTES

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 15h00 por agendamento.

(Atendendo ao Decreto Estadual nº 2026 e 2027de 30/06/2020)

Contato WhatsApp: (96) 98402-9836

"