114a Plenária Ordinária do CRFAP: comissões apresentam relatórios de inspeções técnicas em unidades de saúde

Postado em 01/10/2020 as 21:30:00
Relatório de inspeções técnicas realizadas em unidades de saúde do interior do Estado e um hospital da capital após denúncias feitas ao Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) foram apresentados, nesta quarta-feira, 30 de setembro, durante a 114ª Plenária Ordinária da instituição.

O encontro ocorreu no bloco do Curso de Farmácia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Campus Marco Zero do Equador, em Macapá.

As visitas técnicas foram feitas por membros das Comissões de Saúde Pública, de Análises Clínicas, e de Farmácia Hospitalar do CRF-AP. A Dra. Milria Brabo apresentou o relatório da inspeção feita no município de Cutias. Já o Dr. Uriel Davi de Almeida apresentou resultado da verificação de denúncias relativas ao Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) em Macapá.

As inspeções constataram, com registros de imagens, irregularidades como medicamentos vencidos, péssimas instalações para o desenvolvimento das funções farmacêuticas, equipamentos com falhas na manutenção de temperatura ideal para o armazenamento de medicações, remédios acondicionados de forma imprópria, entre outras precariedades.

De acordo com o presidente do CRF-AP, Dr. Márcio Silva, os relatórios vão compor um diagnóstico situacional sobre a Assistência Farmacêutica da saúde pública nos municípios, sobretudo do interior do Amapá. Quando estiver concluído, o diagnóstico será encaminhado às autoridades para providências, como o Ministério Público do Estado e gestores públicos.

Julgamentos
A Plenária também deliberou sobre processos administrativos fiscais, resultados de fiscalizações-surpresa do CRF-AP a estabelecimentos farmacêuticos. As irregularidades constatadas vão desde ausência do profissional farmacêutico até a falta de registro do estabelecimento junto ao conselho no local para atender à população.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 15h00 por agendamento.

(Atendendo ao Decreto Estadual nº 2026 e 2027de 30/06/2020)

Contato WhatsApp: (96) 98402-9836

"