Boletim de Notícias

Cadastre-se e receba informações do CRF AP no seu correio eletrônico

Dra. Juliane Cristina Esbizero dos Santos - Farmacêutica do Ano de 2018 do Amapá

Postado em 20/11/2019 as 09:39:12
A oportunidade que nasce a cada dia

É preciso entender o que faz mover esta paulista de nascimento, mato-grossense de coração, amapaense de gratidão e farmacêutica por dedicação, chegar ao auge de sua carreira.

Nascida na terra do Rei do Gado, Andradina, no Estado de São Paulo, a Dra. Juliane Cristina Esbizero dos Santos foi com 15 anos morar no Estado do Mato Grosso do Sul. Lá, começou a despontar para a área científica e logo entrou para o curso de Farmácia Bioquímica.

Formada em 1996, especializou-se em análises clínicas e Homeopatia no ano seguinte pela UFMS. O talento para o setor era evidente e ela então começou a trilhar o próprio caminho como Sócia Proprietária da FarmaÉtica, empreendimento conduzido por ela e a amiga Dra. Cléia por três anos na capital sul-mato-grossense, Campo Grande.

Em 2000, levou seus conhecimentos e experiência para a área de alimentos. Na gigante da indústria de alimentos Brasil Foods (BRF) ? nascida da fusão da Perdigão com a Sadia ?, Juliane Cristina Esbizero implantou o Laboratório Microbiologia e Físico Químico, um marco na da segurança alimentar do país para atestar a qualidade da proteína animal brasileira.

Em 2006 o laboratório foi credenciado a realizar análises de E.coli e Salmonella spp em produtos e água, com certificação internacional do International Organization for Standardization (ISO) 17025, que abriu caminho para as exportações brasileiras e a consequente expansão da pecuária no país. De quebra teve o prazer de trabalhar com seu pai, João Carlos Dos Santos.

Em 2007, se especializou em Controle de Qualidade em Alimentos e Gestão Ambiental Agroindustrial. Isso a levou a ser promovida para desenvolver trabalhos na área de Garantia de Qualidade (HACCP/POP/BPF/PPHO) e de Meio Ambiente (Tratamento Afluente e Efluente).

Em 2010 finalizou a carreira na área de alimentos como Coordenadora Local da QTP ? Qualidade Total em Processos, Produtos e Pessoas da BRF.

E foi no ano de 2013 que ela começou a sua realização profissional e também pessoal, pois foi no Amapá que encontrou seu grande amor Edson Torres, com quem é casada. Aprovada em concurso público, iniciou carreira no estado do Amapá na área assistencial de saúde, no antigo CRTN. 

Também em Macapá, a vontade de compartilhar seus conhecimentos e experiência a levaram a trabalhar no ensino, como professora das disciplinas de Homeopatia e Fitoterapia, na faculdade IMMES) entre 2013 e 2015.

Buscando sempre o crescimento na profissão, ela só aumentou o currículo nesses 13 anos de atuação: é especialista em Farmacologia Aplicada à Prática Clínica; Titulada Especialista Profissional Farmacêutica Homeopata pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH); Terapeuta Auricular; Terapeuta Ortomolecular; Farmacêutica Floralterapeuta.

Todo esse know how levou a Dra. Juliane Esbizero coordenar um dos projetos mais importantes para a saúde do povo amapaense. O Projeto de Implantação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Rede do SUS no Amapá promete mudar a realidade dos tratamentos complementares no Estado.

O projeto mobiliza médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e odontólogos. Foi este trabalho inovador o carro chefe que fez com a categoria escolhesse a Juliane Esbizero como a melhor farmacêutica do ano de 2018 do Amapá.

Membro da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do CRF/AP, e da Câmara Técnica Permanente de Farmácia e Terapêutica do Estado do Amapá, ela tem uma frase que é o slogan da vida profissional que dá ideia do compromisso e doação pelo saúde do próximo: ?Não posso mudar o que passou, porém a cada dia que nasce eu tenho a oportunidade de poder escrever uma nova história?.

Para ela, todo profissional deve equilibrar o conhecimento humanidade, relacionamento e empatia. A melhor farmacêutica do Amapá de 2018 deixa o ensinamento: o profissional ético é aquele que agrega valor em seus serviços conferindo Honestidade, Respeito, Inteligência emocional e Humildade.
Conselho Regional de Farmácia do Amapá
Rua Professor Tostes, 914-A, Central, CEP: 68900-022, Macapá-Amapá (acesso pela Av. Euclides da Cunha)
Fone: (96)3223-8988 E-mail: crfap@crfap.org.br
Atendimento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 14:00 hrs às 18:00 hrs de segunda à quinta-feira e de 08:00 hrs as 12:00 hrs - sexta-feira