Estética: protocolado o PL que reconhece a atuação de profissionais da Saúde

Postado em 16/05/2019 as 20:27:31

O Deputado Fred Costa (Patri/MG) com apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e de outros conselhos profissionais da área da Saúde protocolou, no dia 08.05, o Projeto de Lei nº 2717 que dispõe sobre o reconhecimento da Saúde Estética como área de atuação de profissionais de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

De acordo com o texto do PL, a atuação profissional e procedimentos em saúde estética só devem ocorrer dentro dos limites definidos pelas legislações de regência de cada profissão e normas emanadas dos respectivos Conselhos de Fiscalização Profissional. A construção do texto do Projeto teve a participação ativa dos conselhos Federais e de entidades da área da saúde.

“O CFF está à frente dessa luta em favor da democratização na atuação em estética, e claro, desde que respeitados os procedimentos realmente privativos, como consta do texto do PL2717/2019. O importante, agora, é que os farmacêuticos se mobilizem para que o PL seja votado e aprovado, já que ele abre caminho para novos postos de trabalho e, ainda, salvaguarda o direito da população de escolher o profissional de sua confiança para tratar da saúde estética”, comentou Walter Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O Deputado Fred Costa aproveitou a oportunidade para conclamar os farmacêuticos a apoiarem o PL na Câmara dos Deputados. “É preciso que vocês, farmacêuticos, entrem no site da Câmara, acompanhem o trâmite do PL nº 2717/2019 e se manifestem a favor”, disse (Veja vídeo abaixo)

Além de representantes de outros conselhos profissionais da área da saúde, estiveram presentes, representando o CFF, os farmacêuticos:
- Gilcilene Chaer - Comissão Parlamentar do CFF e presidente do CRF-DF;
- Rafael Ferreira (integrante do GT de Estética do CFF e presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Estetas (Sobrafe)
- Hálica Groke - integrante GT de Estética do CRF-SP e presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Estetas (ABFE)
- José Luis Maldonado - coordenador técnico do CFF.

Clique e acompanhe o PL 2717/2019

Fonte: CFF