Profissionais do AP recebem capacitação em cuidados farmacêuticos para pacientes diabéticos

Postado em 13/04/2019 as 22:39:49
O Amapá tem qualificado cada vez mais os profissionais que atuam no setor das Farmácias públicas e privadas para melhor atender à população.

O aumento na qualidade do atendimento tem acontecido graças ao empenho dos Conselho Federal (CFF) e Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP), em parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos do Amapá (SINFAR) que trouxeram ao estado neste módulo duas renomadas profissionais da área, para ministrar o curso de “Cuidados Farmacêuticos para Pacientes Diabéticos em Farmácia Comunitária”.

O treinamento que ocorreu ontem e hoje em Macapá, foi destinado a profissionais já formados e acadêmicos do 9° e 10º semestre do curso de Farmácia. O curso foi ministrado pela Mestre em Assistência Farmacêutica, Dra. Fernanda Coelho Vilela, e pela Mestranda em Ciências Farmacêuticas, Dra. Daniela Santos Silva Ferreira de Almeida.

De acordo com o conselheiro federal de Farmácia no Amapá, Dr. Carlos André Sena, a capacitação corresponde ao terceiro módulo do Projeto Cuidados Farmacêuticos em Farmácias e Drogarias: Capacitação em serviços, do Conselho Federal de Farmácia. Os dois primeiros foram sobre os temas “Introdução a Farmácia Clínica” e o segundo “Cuidados Farmacêuticos com Pacientes Hipertensos”.

Para o Dr. Carlos André, o Amapá foi um dos primeiros estados da federação a receber está  qualificação para os profissionais. "Isso foi resultado de um grande trabalho junto à diretoria do CFF, demonstrando a importância da atualização aos profissionais amapaenses", explanou o Conselheito Federal.

“O Conselho Federal atendeu a nossa demanda e então pudemos receber em Macapá renomados profissionais do Brasil para ministrar este curso, afirmou o Dr. Carlos André.

No total, o projeto contempla seis módulos. Ele adiantou que os próximos módulos serão sobre Asma, Cessação Tabagica e perda de peso, teoria e prática na utilização e administração de vacinas dentro de farmácias comunitárias, e prescrição de medicamento nutracêuticos e fitoterápicos.

O curso teve ampla adesão da categoria Farmacêutica local: 260 participantes, entre profissionais e acadêmicos se inscreveram no treinamento.

“O mais gratificante é que os colegas estão realmente aplicando no seu dia a dia os conhecimentos adquiridos nesses cursos, tornando o atendimento muito mais qualificado com foco no cuidado. Por isso temos profissionais nas farmácias de Macapá mais seguros e capacitados.

Aqui no Amapá nós temos um tripé a favor da categoria e da sociedade. Temos uma unidade entre os Conselhos Federal e Regional (CRF-AP), além do apoio do sindicato da categoria, o SINFAR-AP para juntos valorizarmos à profissão  ”, ponderou o conselheiro federal.

A farmacêutica Dra. Fabiane Batista Maciel participante do curso, que é funcionária pública, ressaltou a iniciativa.

“Estou satisfeita com o nível do curso. Agradeço aos Conselhos Federal e Regional por ter nos auxiliado neste sentido para que possamos desenvolver melhor as nossas atividades, tanto nas drogarias quando no serviço público. Já penso em colocar em prática os conhecimentos que estou adquirindo hoje aqui”, avaliou a profissional.
R: Professor Tostes, 914A - CEP: 68901-316 - Fone: (96)3223-8988
E-mail: crfap@crfap.org.br