CRF/AP habilita mais 46 profissionais no Amapá

Postado em 06/04/2019 as 10:07:32
O Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) habilitou mais 39 profissionais para atuar no mercado farmacêutico nacional e local. A cerimônia que marcou a entrega das carteiras profissionais a farmacêuticos recém-formados pelo Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior (IMMES), ocorreu nesta sexta-feira (5), no auditório da sede do Sindicato dos Urbanitários do Amapá, na região central de Macapá.

Foram entregues 39 novas carteiras aos profissionais que compareceram à solenidade. As outras 7 estarão à disposição dos farmacêuticos na sede da entidade.

Antes da entrega, o presidente do CRF-AP, Dr. Márcio Silva, explanou sobre as funções do conselhos estadual. Ele abordou questões relacionadas à categoria, legislação farmacêutica, responsabilidade técnica, ética, entre outras.

“Nós do CRF-AP sempre fazemos do momento da entrega das carteiras um momento de orientação, para falar da importância das fiscalizações, de situações adversas que o profissional pode vir a se deparar no local de trabalho e, também, sobre o funcionamento do nosso conselho de classe”, afirmou o Dr. Márcio Silva.

Já o conselheiro federal Dr. Carlos André Sena, palestrou sobre a estrutura do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ele explicou como a entidade atua na defesa da ética, na formulação das resoluções que regulam a profissão e apoio ao regional do Amapá.

O CRF-AP também convidou para a cerimônia o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amapá (SINFAR), Otávio Vasconcelos, que falou sobre o trabalho conjunto que as três instituições tem feito. Ele também esclareceu aos novos profissionais sobre o funcionamento da sindicato, piso salarial, sindicalismo, direitos do farmacêuticos, contratos de trabalho de acordo com a nova legislação trabalhista, jornadas de trabalho, entre outras questões.

Juramento
Como sempre, o juramento dos novos profissionais foi o momento mais emocionante da cerimônia.

Já com a carteira na mão, a Dra. Jaciane Thaís Ribeiro Mendes falou da emoção da conquista e relembrou todo o esforço durante os cinco anos de curso. Ela também falou da expectativa quanto ao mercado de trabalho.

“Foi uma batalha muito grande para chegarmos até aqui. Mas ao mesmo tempo que foi difícil, é muito gratificante sentir o gosto da vitória. Nós admiramos muito a nossa profissão, é uma satisfação muito grande poder disponibilizar o conhecimento para melhorar a saúde das pessoas. Estamos com boas expectativas porque já temos propostas de emprego, inclusive, e a profissão farmacêutica é a terceira que mais emprega no Brasil”, animou-se.

Ela também elogiou a participação do CRF junto aos acadêmicos. Segundo ela, durante o curso a entidade sempre esteve presente na orientação pra ajudar os acadêmicos a se encontrar dentro dos segmentos existentes na Farmácia.

“O CRF esteve sempre prestativo, tirando nossas dúvidas quanto ao mercado de trabalho. Eles sempre nos deram um norte”, garantiu a farmacêutica.
R: Professor Tostes, 914A - CEP: 68901-316 - Fone: (96)3223-8988
E-mail: crfap@crfap.org.br