asdasd

Curso Cuidado Farmacêutico em FC está sendo ministrado em Macapá

Postado em 28/02/2019 as 20:29:54

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) iniciou nos dias 15 e 16 de fevereiro, as atividades do Polo Amapá do curso Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias. A turma tem 250 inscritos, dos quais 200 estavam presentes no primeiro dia de aula. O tema do primeiro módulo foi Introdução à Farmácia Clínica. Ministram o conteúdo, Walleri Reis, coordenadora pedagógica do projeto no CFF, e Cínthia Rios, de Campo Grande. O conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Amapá, Carlos Oeiras Sena ressaltou a importância da iniciativa do CFF. “Essa é uma oportunidade para os farmacêuticos amapaenses se capacitarem para integrar o movimento clínico em curso pelo país”, ressaltou.

O curso Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias foi lançado no ano passado, a partir da proposta Cuidado Farmacêutico no SUS, voltado à saúde pública. Até o final desse ano a previsão é que 33 polos estejam instalados, em 18 estados, com 3.399 farmacêuticos. Os primeiros polos entraram em atividade a partir de julho em Marabá, Parauapebas e Belém (PA). Novas turmas estão entrando em atividade, também, em Cascavel (PR) e Macapá (AP).

Além de aulas teóricas uma vez ao mês, o curso envolve a tutoria após o segundo módulo, preparando os farmacêuticos para a implantação de serviços clínicos. A nossa proposta é que, ao concluir a capacitação, os farmacêuticos estejam com pelo menos um serviço clínico estruturado no estabelecimento onde atua.

O presidente do CFF e conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pará, Walter Jorge João, destaca que o curso foi pensado para consolidar o movimento clínico, impulsionado com a publicação das resoluções do CFF de números 585 e 586, ambas de 2013, e da Lei nº 13.021/14. “Nossa expectativa é a de que, assim como está ocorrendo no serviço público, o curso tenha um impacto positivo na valorização do profissional, bem como na qualidade da assistência à saúde prestada à população, nos municípios contemplados”.

Fonte: Comunicação do CFF

R: Professor Tostes, 914A - CEP: 68901-316 - Fone: (96)3223-8988