asdasd

Boletim de Notícias

Cadastre-se e receba informações do CRF AP no seu correio eletrônico

Carnaval: perigos da interação entre álcool e medicamentos na "Entrevista Farmacêutica"

Postado em 22/02/2019 as 18:59:06

Fazer uso simultâneo de álcool e medicamentos pode causar graves prejuízos à saúde. Esse perigo ronda muitos foliões que, no Carnaval, consomem medicamentos por conta própria, na expectativa, por exemplo, de encontrar o alívio rápido (e miraculoso) para os sintomas da ressaca, como dores de cabeça, tonturas, enjoos e outros. Algumas pessoas chegam a usar, antes, durante e depois da ingestão de álcool, os populares “kits Carnaval ou antirressaca”, que reúnem antiácidos e analgésicos. O perigo do uso de álcool e medicamento está principalmente na interação entre eles.

Estas e outras questões são a tônica da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na quarta-feira (27.02.19). Para falar sobre o assunto, convidamos a DRA. ANGELITA CRISTINE DE MELO.

A ENTREVISTADA - Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), DRA. ANGELITA MELO é doutora em Saúde Pública - concentração Epidemiologia - pela Faculdade de Medicina da mesma instituição em que se graduou. Atua como professora associada do curso de Farmácia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – campus de Divinópolis –, em Minas Gerais, na área de Farmácia Clínica. Ali, ela lidera o grupo de pesquisa em assistência farmacêutica e farmácia clínica e integra o grupo de estudos em simulação em saúde. DRA. ANGELITA é, ainda, consultora do Conselho Federal de Farmácia em farmácia clínica.

A ENTREVISTA - A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, às quartas-feiras, ao vivo, a partir das 13h40 (horário de Brasília), simultaneamente, pela "Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), ancorada pelo jornalista Luciano Barroso, e pela “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 KHz AM), tendo à frente o jornalista Cézar Faciolli. Ambas as emissoras pertencem à EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista é veiculada dentro do programa “Tarde Nacional”. Da sucursal da “EBC”, em São Paulo, o jornalista Anchieta Filho, também, participa da entrevista.

Além de ir ao ar, ao vivo, a entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional de Brasília"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF. Na EBC, a produção fica a cargo da jornalista Denise Oliveira.

Para ouvir a entrevista, ao vivo, acesse a página da EBC (http://radios.ebc.com.br/aovivo?emissora=radio-nacional-de-brasilia). Depois, clique nos links da "Rádio Nacional de Brasília” (AM 980KHz) e “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 AM) para ouvir os programas ao vivo. Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Conselho Regional de Farmácia do Amapá
R: Professor Tostes, 914A - CEP: 68901-316 - Fone: (96)3223-8988
E-mail: crfap@crfap.org.br
Atendimento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 14:00 hrs às 18:00 hrs de segunda à quinta-feira e de 08:00 hrs as 12:00 hrs - sexta-feira