asdasd

Farmácia Comunitária traz novo olhar dos profissionais no contato com o paciente

Postado em 15/02/2019 as 20:40:49
Farmacêuticos e acadêmicos concluintes lotaram o auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), nesta sexta-feira (15), para acessar novos conhecimentos em Farmácia Clínica que ajudarão a dar um salto de qualidade no atendimento de saúde à população amapaense.

Foi o primeiro dia do curso “Cuidados Farmacêuticos em Farmácia Comunitária”, ofertado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Voltado para profissionais recém-formados e acadêmicos concluintes, o treinamento objetiva desenvolver, nos profissionais que atuam em farmácias do setor público e da iniciativa privada, habilidades clínicas para prescrever medicamento (isentos de prescrição médica).

O evento, que prossegue neste sábado (16), tem a parceria do Conselho Regional de Farmácia (CRF-AP) e do Sindicato dos Farmacêuticos do Amapá (SINFAR-AP).

“Queremos que os farmacêuticos não olhe apenas para a doença, mas olhe, para o doente. O Farmacêutico Clínico é o profissional do cuidado com o paciente”, pontuou um dos organizadores do curso, o Conselheiro Federal Dr. Carlos André Sena.

O treinamento é dividido em seis módulos, um por mês, sendo o último no mês de outubro. As aulas ocorrem nos fins de semana. Neste primeiro módulo, as professoras-doutoras Walleri Reis e Cintia Soares, trabalharam conceitos e práticas de introdução à Farmácia Clínica.

De acordo com treinamento também orienta os profissionais a usufruir da legislação que está em vigor. Atualmente, existem três resoluções do CFF sancionadas, a 585 e a 586, ambas de 2013, que dão atribuições clínicas aos farmacêuticos, ou seja, que habilitam os profissionais a prescrever medicamentos não restritos à prescrição médica.

“Acontece que os profissionais, de maneira geral, não estão exercendo essas funções na prática. Então, este curso visa exatamente estimular e capacitar os profissionais que atuam no mercado amapaense a pôr em prática essas atribuições clínicas e, assim, contribuir muito mais com a saúde da população”, explicou o Dr. Carlos André Sena.

Segundo ele, algumas redes de farmácia já têm consultórios farmacêuticos, mas ainda há carência no atendimento por conta da falta de profissionais que exerçam a função clínica.

O presidente do CRF-AP, Dr. Márcio Silva, ressaltou que a atuação da entidade em parceria com o CFF tem proporcionado cada vez mais a qualidade nos serviços demandados à sociedade.

“O conhecimento é a nossa principal bandeira, por isso, estamos sempre unindo forças com o CFF para proporcionar ao profissional farmacêutico amapaense esse acesso às novas qualificações dentro da profissão. Um profissional qualificado significa a população mais protegida”,

A Dra. Walleri Reis, doutora em Farmácia Clínica e coordenadora pedagógica do Projeto Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias, que percorre vários Estados brasileiro levando a capacitação, elogiou a mobilização da categoria feita pelos organizadores, que conseguiram lotar o auditório.

“Já formamos mais de 2 mil farmacêuticos neste segmento clínico em todo Brasil, o que nos ajuda a atingir o principal objetivo do projeto, que é de melhorar a saúde da população. E os farmacêuticos do Amapá estão de parabéns pelo engajamento e pela motivação em mudar a realidade de saúde da população amapaense”, avaliou a coordenadora.

Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP)
Contato: 98124-9681 - Lílian Guimarães
R: Professor Tostes, 914A - CEP: 68901-316 - Fone: (96)3223-8988