asdasd

CRF-AP habilita novos farmacêuticos

Postado em 11/02/2019 as 21:27:34
O Conselho Regional de Farmácia (CRF), em parceria com o Conselho Federal (CFF), habilitou 17 novos profissionais recém-formados pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (11), no auditório da sede do Sindicato dos Urbanitários do Amapá, na região central de Macapá.

Antes da entrega das carteiras que habilitam os novos farmacêuticos a atuarem nos mercados local e nacional, o presidente do CRF-AP, Dr. Márcio Silva, fez uma explanação sobre as funções dos conselhos regional e federal da profissão, e outras questões relacionadas à categoria, como piso salarial, sindicalismo, legislação farmacêutica, responsabilidade técnica, ética, entre outras.

“A entrega não é somente o momento de habilitar os novos profissionais, mas também de orientá-los, informa-los sobre o papel e o funcionamento do conselho, a importância das fiscalizações e situações adversas que eles podem vir a se deparar no mercado de trabalho. Recomendamos que atuem sempre com ética, compromisso, respeito e responsabilidade com os pacientes, afinal de contas é de vidas humanas que o profissional toma conta”, afirmou o Dr. Márcio Silva.

O conselheiro federal, Dr. Carlos André Oeiras Sena, destacou que a habilitação na categoria é o momento mais importante para quem passou cinco ou mais anos dentro da universidade.

“A entrega de carteiras é tão importante quanto a outorga para estes profissionais, pois é a partir de agora que eles deixam da condição de somente bacharel em Farmácia e passam a ser, efetivamente, farmacêuticos legalmente habilitados”, evidenciou o conselheiro.

Habilitados
O juramento dos novos profissionais foi o momento mais emocionante da cerimônia, sobretudo pelo orgulho dos familiares que estiveram presentes.

Agora Dr. Felipe Ferreira Rêgo, o novo farmacêutico, falou da emoção da conquista e relembrou todo o esforço durante a graduação.

“É uma sensação muito gratificante, pois passamos por muitas situações difíceis durante o curso e nos dedicamos 100% ao curso, pois ele é em regime integral, então por muitas vezes saíamos tarde da noite. É a sensação de cumprimento do dever, dos requisitos básicos”.

Ele também elogiou a participação do CRF junto aos acadêmicos. “Percebemos uma atuação bastante constante do Conselho, promoveu muitas palestras, aumentando o nosso nível de conhecimento”, considerou.

Dr. Felipe já está atuando na área farmacêutica, na iniciativa privada, em um a distribuidora de medicamentos. “Me sinto realizado, pois escolho uma formação que me satisfaz tanto na vida pessoas quando na vida profissional. Já estou pleiteando uma especialização, pois temos sempre que buscar o aperfeiçoamento enquanto profissional”, avaliou o jovem farmacêutico.

A também recém-formada, e agora Dra. Natália dos Santos Piedade, falou do compromisso que agora os novos profissionais terão pela frente.

“Agora temos muita responsabilidade, pois o farmacêutico tem um papel fundamental na saúde da comunidade. No emprego que eu iniciei, por exemplo, na área de Farmácia Comunitária, e lá eu vejo que o farmacêutico é o primeiro profissional que as pessoas vão ter o contato na busca por um tratamento de saúde”, avaliou Dra. Natália.
R: Professor Tostes, 914A - CEP: 68901-316 - Fone: (96)3223-8988
E-mail: crfap@crfap.org.br