asdasd

-2019 será mais um ano de conquistas para os Farmacêuticos no Amapá-, afirma o presidente do CRF-AP

Postado em 19/01/2019 as 20:09:52

Em alusão ao Dia do Farmacêutico, comemorado no próximo domingo, 20 de janeiro, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP), Márcio Silva, fez um balanço das conquistas para a categoria no ano de 2018 e dos desafios de 2019.

Segundo ele, a categoria teve grandes avanços nas duas frentes que o CRF tem atuado para garantir o espaço do profissional farmacêutico.

“O ano de 2018 foi um ano bastante complicado, principalmente porque ainda se sentiu os efeitos da crise econômica dos últimos anos, sobretudo o setor privado, mas, nós do Conselho, trabalhamos bastante em todas as esferas, na iniciativa privada, na pública, pois sabemos da dificuldade, não somente na capital, mas também nos municípios do Amapá a barreira que há para a contratação do profissional farmacêutico. Trabalhamos a questão da visibilidade do profissional e da conscientização junto aos gestores públicos, pois alguns deles pensam que qualquer pessoa pode fazer o trabalho do farmacêutico. Mas, o conselho atuou muito forte neste aspecto e obtivemos ótimos resultados na luta de cada vez mais conquistar os campos de trabalho que devem ser legalmente ocupados pelos farmacêuticos”, avalia.

Na iniciativa privada, o CRF-AP focou fortemente no cumprimento da legislação 13021/2014, que exige a permanência de um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.

“Tivemos avanços muito grandes em Macapá e Santana, que são os municípios amapaenses com o maior número de estabelecimentos. Mas também conseguimos essa conquista no município de Oiapoque, então, 2018, foi um ano de grande avanço neste sentido”, considera.

Ele também destacou conquistas nas áreas hospitalar, laboratorial e de ensino, além do segmento estético, onde existe um grande espaço para a categoria – pois até agora apenas dois profissionais conseguiram se habilitar no ramo.

“Vamos concentrar as ações nestes segmentos para conquistar ainda mais espaço para o farmacêutico nestes campos em 2019. O nosso foco é proporcionar benefícios para a sociedade com os serviços do farmacêutico, que é o profissional que atua na ponta, em contato direto com a população, dando orientações, usando o conhecimento para auxiliar na saúde da população”, assegurou o presidente.

Dr. Márcio também ressaltou a parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF). Segundo ele, o diálogo do CRF com a instituição em âmbito federal tem ajudado nas conquistas da categoria farmacêutica amapaense, sobretudo com as atuações dos conselheiros federais Dr. Carlos André Sena e Dr. Marlisson Rêgo.

Nova sede
O planejamento do CRF para 2019 tem ações programadas em diversas áreas, mas, entre as principais metas está a entrega da nova sede do CRF-AP.

“O quadro de farmacêuticos no Amapá e o número de empresas que trabalham na área da Farmácia aumentaram consideravelmente, portanto, a categoria necessita de um local adequado, do tamanho do crescimento que ela teve”, justificou o Dr. Márcio Silva.

A ordem de serviço que autoriza o início das obras já foi expedida pelo CRF, neste mês de janeiro. O empreendimento compreende reforma e ampliação do prédio da sede própria do CRF-AP.

A edificação fica localizada no bairro Santa Rita, na região sul de Macapá, no cruzamento da Avenida Ataíde Teive com a Rua Santos Dumont. O prazo para conclusão das intervenções de engenharia é de 180 dias.

“Até o meio do ano, devemos estar entregando esta nova sede para atender a nossa categoria da melhor forma possível”, comentou.

Congresso
O maior evento do segmento farmacêutico no Amapá está confirmado para 2019. O 1º Congresso Amapaense de Práticas Integrativas e Complementares a Saúde deve ocorrer no mês de setembro, em Macapá. Os profissionais mais renomados do país estarão na capital amapaense. O evento está sendo programado em parceria com o CFF e instituições de ensino superior.

“Também contamos com o apoio do sindicato da categoria para que possamos proporcionar um grande evento, com conhecimento multidisciplinar, que jamais foi visto antes no Estado na área de Farmácia”, explicou o Dr. Márcio.

Segundo ele, o Congresso também vai abranger conhecimentos nas áreas da medicina, enfermagem, odontologia e nutrição. “Traremos colegas renomados da indústria farmacêutica, de grandes laboratórios, da fitoterapia, da homeopatia, que vão elevar o nível técnico do evento”, informou.

Segundo o presidente, até o final do mês de janeiro, o CRF deverá fazer um evento de lançamento do Congresso em Macapá.

A cereja do bolo é o tema principal, que será voltado para trabalhos com as plantas nativas do Amapá. A organização do evento espera um público de mais de 500 participantes, entre profissionais que já atuam no mercado, acadêmicos e profissionais de outras áreas da saúde.

Paralelamente, o CRF-AP prosseguirá com os workshops, palestras, visitas técnicas, entre outras capacitações oferecidas aos profissionais farmacêuticos do Amapá.

Dia do Farmacêutico
O presidente do CRF/AP também mandou sua mensagem aos profissionais da categoria.

“A profissão farmacêutica é construída de um conjunto. Somos mais fortes quando estamos todos juntos. Quero desejar parabéns a todos os farmacêuticos do Amapá e dizer que 2019 é o ano do farmacêutico, grandes conquistas estão a caminho”.
E-mail: crfap@crfap.org.br Atendimento: 09:00 hrs às 12:00 hrs e 14:00 hrs às 18:00 hrs