asdasd

Aprovados referenciais para especializao em Homeopatia

Postado em 10/01/2019 as 12:35:37

Dando sequncia s publicaes de referenciais mnimos para o reconhecimento de cursos livres de especializao, sem carter acadmico, nas reas de atuao do farmacutico, o Conselho Federal de Farmcia (CFF) publicou nesta quinta-feira (19/12), no Portal da Transparncia, os referenciais para cursos da rea de Homeopatia. O regulamento foi aprovado, por unanimidade, na 476 Reunio Plenria da entidade.

Os referenciais regulamentam o reconhecimento de cursos livres oferecidos por entidades distintas das que esto sob regulamentao do Ministrio da Educao (MEC), como ps-graduaes Lato e Stricto sensu.

O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre Homeopatia, sob coordenao da Comisso de Ensino Farmacutico (Comensino), presidida pelo farmacutico William Peres. Ele apresentou os referenciais aos conselheiros de todos os estados, em sesso plenria realizada dia 22 de novembro. A aprovao, por unanimidade, reflete o reconhecimento da necessidade de que a formao farmacutica, em suas especialidades, seja padronizada em nvel nacional.

A coordenadora do GT sobre Homeopatia do CFF, Karen Denez, comemora a aprovao dos referenciais e destaca que nem todos os cursos de Farmcia oferecem a disciplina ou estgio em Homeopatia na grade curricular, em cumprimento resoluo do CFF que faz estas exigncias para se assumir a Responsabilidade Tcnica (RT) em farmcias ou na indstria homeoptica.

Existem poucos cursos tambm com especializao em Homeopatia, sendo que alguns deles, na sua maioria, no so vinculados Instituies de Ensino Superior. E, neste caso, o Conselho Federal de Farmcia tem uma resoluo que permite o reconhecimento de cursos profissionalizantes para atuar na rea especfica. Ento, neste caso, os requisitos mnimos criados pelo GT sobre Homeopatia do CFF e aprovado em Plenrio, serviro de base para validar estes cursos, que no so ligados Instituies de Ensino Superior, mas que tero um vnculo com o Conselho Federal de Farmcia, explicou Karen Denez.

Esse vnculo o reconhecimento do Conselho Federal de que o curso cumpre os requisitos mnimos exigidos para que o profissional adquira a autorizao para exercer a Responsabilidade Tcnica. Alm dos referenciais publicados no Portal da Transparncia, h outras exigncias definidas em Resolues especficas para cada rea de atuao profissional.

Acesse aqui, os Referenciais Mnimos para Cursos Livres na rea de Homeopatia!

Fonte: Comunicao do CFF
Autor: Murilo Caldas