asdasd

Uso de mercrio est proibido em produtos para sade

Postado em 10/01/2019 as 12:32:14

Est proibida a fabricao, importao e comercializao dos termmetros e medidores de presso que utilizam coluna de mercrio para diagnstico em sade. A medida tambm inclui a proibio de uso desses equipamentos em servios de sade, que devero realizar o descarte dos resduos slidos contendo mercrio, conforme as normas definidas pela Anvisa (Resoluo de Diretoria Colegiada - RDC 306/2004) e rgos Ambientais (Federal e Estadual).

A medida foi definida pela Resoluo de Diretoria Colegiada - RDC 145/2017, e entrou em vigor nesta tera-feira (1/1). A proibio dos termmetros e dos esfigmomanmetros, como so chamados tecnicamente os medidores de presso, com coluna de mercrio, resultado da Conveno de Minamata. A conveno foi assinada pelo Brasil e mais 140 pases em 2013 e tem como objetivo eliminar o uso de mercrio em diferentes produtos como pilhas, lmpadas e equipamentos para sade, entre outros.

Riscos sade humana e ao meio ambiente

O impacto da contaminao do meio ambiente por mercrio est ligado diretamente aos riscos para a sade humana provocados pela exposio ao mercrio. De acordo com o estudo Diagnstico Preliminar sobre o Mercrio no Brasil, a exposio a 1,2 mg de mercrio por algumas horas pode causar bronquite qumica e fibrose pulmonar em seguida. (Sigeyuki et al., 2000).

Ainda segundo o documento, o mercrio pode causar problemas ao sistema nervoso central e tireoide, caso a exposio ao material ocorra por perodos longos.

Dentre as formas do elemento, existe o metil-Hg, que a mais txica aos organismos superiores, em especial aos mamferos. O metil-Hg se acumula no sistema nervoso central, causando disfuno neural, paralisia e pode levar morte.

Substitutos do mercrio

Os termmetros e esfigmomanmetros com coluna de mercrio j vm sendo substitudos no Brasil por outras tecnologias. De acordo com um levantamento de junho de 2016, apenas dois termmetros com coluna de mercrio tinham registro na Anvisa, enquanto foram identificados 63 registros de termmetros digitais.

O mesmo levantamento mostrou que existia apenas um registro de medidor de presso com coluna de mercrio contra 42 registros de esfigmomanmetros que no usam essa substncia.

Voc tem termmetro com mercrio em casa?

Os termmetros digitais vm substituindo os termmetros com mercrio h alguns anos. Apenas dois produtos desse tipo ainda tm registro no Brasil. No entanto, como um produto sem prazo de validade, possvel que algumas pessoas ainda tenham este tipo de artigo em casa.

A quantidade de mercrio presente em termmetros de uso caseiro no chega a ser comprometedora, mas em caso de acidentes, importante tomar as seguintes precaues:

• No permita que crianas brinquem com as bolinhas de mercrio.
  • Utilize luva e mscara e recolha com cuidado os restos de vidro em toalha de papel e coloque em recipiente resistente ruptura, para evitar ferimento e feche hermeticamente.
  • Localize as bolinhas de mercrio e junte-as com cuidado utilizando um papel carto ou similar. Recolha as gotas de mercrio com uma seringa sem agulha. As gotas menores podem ser recolhidas com uma fita adesiva.
  • Transfira o mercrio recolhido para o recipiente de plstico duro e resistente, feche hermeticamente e cole um rtulo indicando o que h no recipiente.
  • Recipientes que acondicionem mercrio lquido ou seus resduos contaminados devem estar armazenados com certa quantidade de gua (selo hdrico) que cubra esses resduos, para minimizar a formao de vapores de mercrio.
  • Identifique o recipiente, escrevendo na parte externa Resduos txicos contendo mercrio.
  • No use aspirador, pois isso vai acelerar a evaporao do mercrio, assim como contaminar outros resduos contidos no aspirador.
  • Coloque o recipiente em uma sacola fechada.
  • Entre em contato com o servio de limpeza urbana do seu municpio ou rgo ambiental (Estadual ou Municipal) para saber como proceder a entrega do material recolhido.

Odontologia sem mercrio e liga de amlgama

Tambm foi proibido o uso de mercrio e liga de amlgama na forma no encapsulada em odontologia. A medida foi definida pela Resoluo da Diretoria Colegiada - RDC 173/2017, que probe a fabricao, a importao, a comercializao e o uso, em servios de sade, dos elementos mercrio e p para liga de amlgama na forma no encapsulada. A liga de amlgama uma liga metlica usada em tratamentos odontolgicos.

Os produtos com liga de amlgama na forma encapsulada no esto proibidos e podero ser utilizados. Os fabricantes tiveram at o dia 1 de janeiro de 2019 para retirar esses produtos de circulao. Os servios de sade e clnicas devem seguir a Resoluo da Diretoria Colegiada - RDC 306/2004, que explica como proceder em relao a resduos de servios de sade.

Fonte: Anvisa