asdasd

CFF participa do lanamento do Vigimed (Anvisa)

Postado em 26/12/2018 as 16:36:12

O Conselho Federal de Farmcia (CFF) participou, no dia 10 de dezembro, do lanamento do VigiMed, o novo sistema eletrnico de notificao de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas. O evento foi realizado na sede da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa).

A farmacutica do Centro Brasileiro de Informao sobre Medicamentos (Cebrim/CFF) e membro da Cmara Tcnica de Farmacovigilncia da Anvisa, Pamela Alejandra Saavedra, destaca a importncia do novo sistema para o registro das reaes adversas aos medicamentos e s vacinas identificadas. "O farmacutico tem papel fundamental na identificao de possveis eventos adversos sofridos pelos pacientes em uso de medicamentos. Como profissional da sade, o farmacutico pode, ainda, contribuir na avaliao da relao benefcio/risco dos medicamentos e consequentemente para seu uso racional e seguro", afirma.

O farmacutico, como profissional do medicamento, a partir do contato com o usurio e com a equipe mdica, tem a competncia para detectar e notificar eventos adversos resultantes do uso de medicamentos pela populao. Sendo assim, a Gerncia de Farmacovigilncia (GFARM) considera que a soma dos esforos dos farmacuticos e demais profissionais da sade essencial para o desenvolvimento da farmacovigilncia e para a anlise aprimorada do perfil benefcio-risco dos medicamentos, destaca a GFARM.

As notificaes de eventos adversos do VigiMed no Brasil sero cadastradas automaticamente no banco de dados nacional, para ento serem enviadas ao banco de dados mundial da OMS, respeitando as determinaes da Lei 13.709/2018, que dispe sobre a proteo de dados pessoais. As notificaes so mantidas sob sigilo e s podem ser acessadas pela Anvisa e pelas Vigilncias Sanitrias estaduais e municipais, alm do prprio notificante.

As notificaes podem ser reaes adversas ou nocivas, erros na administrao do medicamento, uso abusivo, ausncia ou reduo do efeito esperado, uso com finalidade diferente do indicado na bula (offlabel), reaes causadas por medicamentos utilizados durante a gravidez e amamentao, entre outros.

O VigiMed permitir aos farmacuticos acompanhar cada uma de suas notificaes e contribuir com as possveis medidas sanitrias tomadas pela Anvisa relacionadas ao medicamento suspeito.

O CFF incentiva aos farmacuticos a conhecer e utilizar o VigiMed pois as notificaes espontneas realizadas por profissionais de sade e pacientes constituem a principal base de dados relacionada ao uso seguro de medicamentos e vacinas, diz Walter Jorge Joo, Presidente do CFF.

CLIQUE E ACESSE

Fonte: CFF