asdasd

Boletim de Notícias

Cadastre-se e receba informações do CRF AP no seu correio eletrônico

Programa de Implantação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos é apresentado durante Workshop no Amapá

Postado em 27/11/2018 as 19:42:05
O Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) esteve representado no I Workshop de Plantas Medicinais e Fitoterápicos pelo seu secretário Geral, Dr. Douglas Costa, e pela Farmacêutica Dra. Juliane Esbizero, na manhã desta terça-feira, 27. 

O workshop teve como objetivo apresentar o programa de implantação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com seus eixos de Manipulação, Dispensação e Capacitação. Além de apresentar dois fitoterápicos regionais e três medicamentos fitoterápicos industrializados elencados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que serão dispensados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Amapá.

"Acompanhar os avanços das Plantas Medicinais e Fitoterápicos pelo Brasil, e promover o compartilhamento de saberes e valorização dos aspectos culturais locais nos orgulha muito. Precisamos sensibilizar e mobilizar a sociedade com relação às implementações e manutenção, no âmbito do SUS, de ações que promovem o uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Sempre com acompanhamento dos profissionais Farmacêuticos.  O poder dessas medicações já foram comprovados e são realmente incríveis", descreveu Dra. Juliane Esbizero

O evento foi fomentado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) e organizado pelo Grupo Condutor do Projeto representados pela Sesa, Iepa e Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Mais de 80 especialistas de todo o estado estão sendo capacitados para prescreverem fitoterápicos na rede pública estadual. São médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, biomédicos,  nutricionistas, odontólogos, psicólogos, entre outros.

A oferta de fitoterápicos na rede SUS do Amapá foi estabelecida em Termo de Cooperação Técnica e Científica firmado, em março deste ano, entre a Sesa, Iepa e Unifap e vem para ampliar as opções terapêuticas na recuperação e manutenção da saúde dos amapaenses. De lá para cá, os três órgãos vêm trabalhando juntos para preparar os profissionais que irão manipular e prescrever os medicamentos na rede pública estadual.

O novo meio de tratamento será ofertado no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis), com a disposição de fitoterápicos, tendo como matéria-prima, plantas da região amazônica.
Conselho Regional de Farmácia do Amapá
R: Professor Tostes, 914A - CEP: 68901-316 - Fone: (96)3223-8988
E-mail: crfap@crfap.org.br
Atendimento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 14:00 hrs às 18:00 hrs de segunda à quinta-feira e de 08:00 hrs as 12:00 hrs - sexta-feira