ENTREVISTA FARMACUTICA fala dos 30 anos da Constituio Federal versus sade pblica

Postado em 12/11/2018 as 13:15:18

Cinco de outubro de 1988: o deputado e presidente da Cmara e da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimares, promulga a Constituio Federal. A Carta Magna reconhece a sade como um direito fundamental dos cidados, deixando claro que ela direito de todos e dever do Estado. Para por em prtica este preceito, a Constituio criou o Sistema nico de Sade (SUS), regulamentado pelas Leis n 8080/90 (Lei Orgnica da Sade) e n 8.142/90.

O SUS, considerado uma das prolas da Constituio, , segundo o prprio Ministrio da Sade, "um sistema mpar, no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitrio populao brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de rgos". Para se ter uma ideia de sua enormidade, basta dizer que mais de 180 milhes de brasileiros (cerca de 70% da populao) dependem exclusivamente do sistema, que realiza cerca de 2,8 bilhes de atendimentos por ano.

TRINTA ANOS - A Carta Magna, que o Grande Timoneiro Ulysses chamou de Constituio Cidad, acaba de completar 30 anos. Que balano pode-se fazer da sade pblica, nesse perodo? Obra em permanente processo de construo, que conta com a participao social e possui incrvel capilaridade, o SUS acumula problemas. O desfinanciamento progressivo, com a falta de recursos, um deles. A Constituio que o criou prev que a verba para o Sistema seja de 30% do oramento da seguridade social, o que corresponderia a, pelo menos, o dobro do seu oramento atual.

Os 30 anos da Constituio Federal e a sade pblica so o tema da Entrevista Farmacutica que vai ao ar, na quarta-feira (14.11.18), ao vivo, a partir das 17h30, pela "Rdio Nacional da Amaznia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicao). Esta entrevista ser editada e veiculada, tambm, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rdio localizadas, em todo o Brasil e, tambm, nos Estados Unidos (Flrida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede liderada pela Agncia Radioweb.

ENTREVISTADO: Para falar sobre o tema, convidamos DR. FRANCISCO BATISTA JNIOR. Farmacutico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ele tem ps-graduao em Farmcia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). DR. FRANCISCO JNIOR foi duas vezes presidente do Conselho Nacional de Sade (CNS), rgo que tem como uma de suas atribuies atuar na formulao de estratgias e no controle da execuo da Poltica Nacional de Sade, na esfera do Governo Federal, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros. Atualmente, o farmacutico representa o Conselho Federal de Farmcia (CFF) nas comisses intersetoriais de Recursos Humanos e Relao do Trabalho e a de Oramento e Financiamento da CNS. DR. FRANCISCO BATISTA JNIOR atua como farmacutico hospitalar do SUS, em Natal (RN).

A Entrevista Farmacutica um esforo conjunto do Conselho Federal de Farmcia e da "Rdio Nacional da Amaznia"/EBC e tem o objetivo de levar populao informaes em sade, com um sentido de utilidade pblica. idealizada e produzida pelo jornalista Alosio Brando, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUA A ENTREVISTA FARMACUTICA AO VIVO. Assim, voc acessar a pgina da EBC. Em seguida, clique em ouvir.

Para ter acesso s entrevistas gravadas, entre na pgina do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a Entrevista Farmacutica.

Autor: Por Alosio Brando, jornalista do CFF.