Conselho Federal de Farmcia aprova resoluo pelo cuidado farmacutico inclusivo

Postado em 31/10/2018 as 12:06:49

O Conselho Federal de Farmcia (CFF) aprovou nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, a resoluo que estabelece as diretrizes para o cuidado farmacutico s pessoas com deficincia. Com a iniciativa, o CFF espera inserir os farmacuticos de todo o pas no processo de incluso pelo acesso pelo direito sade integral para todos, sem exceo. Na oportunidade, participamos da oficina Sentindo na pele, a incluso comea em mim. De acordo com a Dra. Karla Danielle Luz, que ministrou a oficina ao lado da Dra. Deuzilane Nunes, o CFF o primeiro conselho de classe que atenta para a urgncia da atuao profissional para as pessoas com deficincia. Isso histrico, isso precisa ser marcado.

Os conselheiros foram convidados a vivenciar a experincia das pessoas com deficincia auditiva e visual, que fazem parte da parcela da populao que ser contemplada com a nova normativa aprovada em plenrio. Eles foram convidados a andar em cadeira de rodas e a vendar seus olhos para sentir a dificuldade que essas pessoas tm, por exemplo, ao entrar em uma farmcia ou receber a prescrio de um medicamento, compreender as orientaes para utiliz-lo da forma correta.

Karla Luz agradeceu, emocionada, ao apoio e ao trabalho do CFF. Depois de quase 20 anos lutando pela incluso realmente emocionante e muito gratificante viver esse momento aqui. Agora as pessoas que esto l no interior melhores condies para cuidar da sua sade. Vocs no tm ideia da dimenso do ato de vocs! um novo captulo na histria da incluso no Brasil, e ele foi todo escrito aqui, completou.

O farmacutico tem um papel muito importante no cuidado sade e deve estar sensvel e envolvido na misso de fazer com que o atendimento que ele realiza seja inclusivo, que faa a diferena no bem-estar e na qualidade de vida de todas as pessoas, sem exceo, disse o presidente Walter Jorge Joo.

Fonte: Comunicao do CFF