Cncer de prstata: aprovado novo tratamento

Postado em 22/10/2018 as 12:47:38

Pacientes com cncer de prstata contam com mais uma opo para o tratamento deste tipo de neoplasia. A Anvisa aprovou, nesta segunda-feira (15/10), o registro do medicamento Erleada (apalutamida), que ser comercializado na forma farmacutica de comprimido revestido, na concentrao de 60 mg. A detentora do registro no Brasil a empresa Janssen-Cilag Farmacutica Ltda.

O novo medicamento, com dose de 240 mg (quatro comprimidos revestidos de 60 mg), em combinao com terapia de privao andrognica (castrao medicamentosa ou cirrgica), indicado para o tratamento de pacientes adultos com cncer de prstata no-metasttico resistente castrao (NM-CRPC).

O cncer de prstata uma neoplasia caracterizada pelo crescimento da glndula prosttica, que acomete primariamente a populao idosa. Entre os tipos de neoplasias mais comuns nos homens, o cncer de prstata ocupa a segunda posio (atrs apenas dos tumores de pele no melanomas), com estimativa de 68,2 mil casos novos em 2018.

Risco controlado

No caso especfico de cncer de prstata resistente castrao inicial (CRPC), exames de imagem podem no apresentar nenhuma evidncia de doena na fase metasttica, sendo, ento, denominado cncer de prstata no-metasttico resistente castrao (NM-CRPC). No entanto, homens com a doena neste cenrio tm um risco significativo para o desenvolvimento de metstases. Da a necessidade do uso de medicamentos que ajudem no controle da doena.

Estudos clnicos

Como subsdio para o registro do medicamento Erleada (apalutamida), a empresa Janssen-Cilag Farmacutica Ltda. apresentou, como pesquisa principal, um estudo (Fase III) que comparou o uso do medicamento em 806 pacientes em relao aos resultados obtidos com um placebo tomado por 401 participantes da pesquisa, todos portadores de NM-CRPC, que j estavam recebendo a terapia padro de privao andrognica. De acordo com a empresa, os resultados mostraram que a apalutamida foi bem tolerada, com toxicidades que eram em sua maioria de baixo grau e manejveis.

Confira a aprovao do registro do Erleada (apalutamida) no Dirio Oficial da Unio (DOU).

Fonte: Anvisa