Resduos de medicamentos na ENTREVISTA FARMACUTICA

Postado em 22/10/2018 as 12:44:52

O Brasil est entre os pases do mundo inteiro onde mais se acumulam resduos de medicamentos, nas residncias. O pior que o seu descarte, em ampla maioria, feito de forma incorreta. As consequncias disto so os danos ao meio ambiente e consequentemente sade. Os resduos qumicos dos medicamentos, quando liberados no sistema de esgoto pelos usurios, contaminam a gua que, depois, retorna populao.

J quando ganham o lixo comum, os resduos vo parar no aterro, comprometendo a qualidade do solo. E, mais uma vez, a gua que sofre perdas e as repassa populao. Isto, porque os componentes qumicos descartados no lixo no raramente alcanam os lenis freticos, poluindo os seus reservatrios. As autoridades esto preocupadas com a resistncia microbiana associada ao descarte incorreto de medicamentos. A logstica reversa a alternativa para a soluo do problema, segundo expectativas do governo brasileiro.

Os resduos de medicamentos (danos ao meio ambiente e sade) so o tema da Entrevista Farmacutica que vai ao ar, na quarta-feira, a partir das 15h30, pela "Rdio Nacional da Amaznia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicao). Esta entrevista ser editada e veiculada, tambm, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rdio localizadas, em todo o Brasil e, tambm, nos Estados Unidos (Flrida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede liderada pela Agncia Radioweb.

ENTREVISTADO  Para falar sobre resduos medicamentosos e seus danos sade, convidamos o DR. JOS LUIS MALDONADO. Farmacutico formado pela Universidade Federal do Maranho (UFMA) e doutorando em Sade Pblica, com foco em Farmacoterapia Baseada em Evidncias, DR. MALDONADO possui experincia na rea regulatria e em produo de medicamentos, com nfase em controle de qualidade. Ele o coordenador tcnico do Conselho Federal de Farmcia (CFF).

A Entrevista Farmacutica um esforo conjunto do Conselho Federal de Farmcia (CFF) e da "Rdio Nacional da Amaznia"/EBC, com o objetivo de levar populao informaes em sade com um sentido de utilidade pblica. idealizada e produzida pelo jornalista Alosio Brando, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUA A ENTREVISTA FARMACUTICA AO VIVO. Assim, voc acessar a pgina da EBC. Em seguida, clique em ouvir.

Para ter acesso s entrevistas gravadas, entre na pgina do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a Entrevista Farmacutica.

Autor: Por Alosio Brando, jornalista do CFF.