CFF amplia discusso sobre a melhoria no atendimento a pessoas com deficincia

Postado em 22/10/2018 as 12:44:09

O Conselho Federal de Farmcia segue empenhado na definio de aes para melhorar o atendimento a pessoas com deficincia. Para isso, reuniu, na ltima semana, em Braslia, profissionais que possuem iniciativas nesta rea no Pas.

Uma das convidadas foi a farmacutica Abia Cristina Felippe, que coordenadora da comisso de aes para a comunidade no Conselho Regional de Farmcia em So Paulo. Formada em libras a lngua brasileira de sinais, ela decidiu realizar um trabalho de pesquisa no ano passado com 20 pessoas surdas. A pesquisa constatou que muitos dos pacientes j haviam passado por dificuldades durante o tratamento medicamentoso.

Ns notamos que a maioria, 18 pessoas, j tinha tomado alguma medicao errada ou duplicou o mesmo medicamento sem saber. E isso me chamou a ateno e fiz um trabalho cientfico com uma pessoa que tomou trs medicamentos de formas diferentes com o mesmo princpio ativo e ele acabou passando mal. Ento a nossa preocupao maior como farmacutico dar assistncia para todos.

Quem tambm participou do encontro no CFF foi a farmacutica Mayara Siqueira. Ela conta que recorreu ao curso de libras para atender melhor aos pacientes. Servidora pblica no estado do Mato Grosso Sul, Mayara acredita que a barreira da comunicao acaba por desencadear a discriminao das pessoas com deficincia, j que o profissional tem dificuldade para realizar o atendimento.

Vrios pacientes chegavam at a minha unidade de sade e no tinham atendimento adequado. No meu caso. como profissional do servio pblico de sade, que est ali demandando uma obrigao de servir a essa populao, senti a necessidade de ter que me aprofundar para poder dar uma atendimento de qualidade e para tambm tentar estreitar essas barreiras que dificultam o atendimento, o contato e a comunicao entre os profissionais da rea de sade e os pacientes com deficincia.

Na plenria do Conselho Federal de Farmcia, em setembro, foi apresentado um projeto desenvolvido por farmacuticos da Universidade Federal do Vale do So Francisco, em Petrolina, Pernambuco. A experincia inspirou o colegiado a buscar meios para estimular e aperfeioar a atuao do farmacutico no atendimento a pessoas com deficincia.

Fonte: Comunicao do CFF