CRF-AP comemora Dia Internacional do Farmacutico com homenagem aos profissionais destaque de 2017

Postado em 30/09/2018 as 18:27:00

Solenidade em homenagem aos melhores profissionais de 2017 ocorreu neste sbado (29), em Macap. Alm da honraria, um jantar foi oferecido aos profissionais da categoria

O Conselho Regional de Farmcia do Amap (CRF-AP) voltou a homenagear os profissionais com a atuao destacada. Desta vez, a honraria ocorreu durante a solenidade em aluso ao Dia Internacional do Farmacutico, comemorado em 25 de setembro. A cerimnia ocorreu no Espao Celebrar, em Macap, na noite deste sbado (29).

O ponto alto da festa foi a homenagem aos seis profissionais de Farmcia que se destacaram no ano de 2017 nas reas de Farmcia Magistral, Anlises Clnicas e Toxicolgicas, Ensino e Pesquisa, Farmcia Hospitalar, Farmcia Comunitria, Alm do Farmacutico do Ano.

O presidente do CRF-AP, Dr. Mrcio Silva de Lima, fez uma avaliao da evoluo da profisso nos ltimos anos e falou da homenagem. “Nada mais justo do que destacarmos os colegas pela sua atuao tcnica e profissional dentro da sua rea, com trabalhos e atuaes relevantes nos servios prestados populao do Amap”, analisou o presidente.

De acordo com ele, mais que a homenagem, a solenidade evidencia o reconhecimento ao profissionalismo. “A homenagem estimula os outros colegas a fazerem timos trabalhos em nome da profisso farmacutica e quem ganha com isso a populao amapaense, que cada vez mais tem um servio com qualidade multiprofissional sendo ofertado sociedade”, pontuou.

O presidente do CRF-AP tambm destacou a superao da categoria em relao ao perodo de crise econmica pelo qual o pas passou nos ltimos anos e que atingiu, tambm, o mercado farmacutico, sobretudo, na gerao de postos de trabalho.

“Assim como outros profissionais, ns, farmacuticos, passamos por muitas dificuldades frente a esta crise. Mas, estivemos o tempo todo de mos dadas, unidos para superar as dificuldades. Uma das grandes batalhas que a categoria ainda enfrenta a ampliao do mercado de trabalho. Mas, ns do Conselho, estamos sempre vigilantes, no apenas em Macap, mas em todos os municpios do Amap, pois onde tiver medicamentos e rea de atuao do farmacutico, ns estaremos brigando pelo nosso espao, e para levar mais sade sociedade”, analisou o Dr. Mrcio.

O conselheiro federal, Dr. Carlos Andr Sena, ressaltou a valorizao da categoria pelos Conselhos Federal e Regional. “Ns temos atuado fortemente para que os profissionais do Amap alcancem o mximo possvel de reas de atuao dentro da profisso farmacutica, assim como a maior abertura do mercado, que temos avanado cada vez mais”, ponderou o conselheiro.

Farmacutico do ano
O grande homenageado da noite foi o jovem Dr. Diego Yoshio, que foi escolhido pela categoria como o Farmacutico do Ano. Ele graduado em Farmcia, com louvor, pelo Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior (IMMES), ps-graduado em nutrio clnica (Fatec/Ibpex – 2010), e, atualmente, cursa ps-graduao em oncologia pela Universidade ProMinas.

Yoshio frisou o crescimento das reas de atuao da profisso como uma das marcas mais evidentes dos rgos que regulam a profisso. Segundo ele, nos ltimos seis anos, este leque de opes aumentou de 74 para mais de 130 segmentos dentro do setor de Farmcia, devido s intervenes dos Conselhos Federal e Regional da categoria.

“Eu s tenho a gradecer. Primeiramente a Deus, minha me, que jamais poupou esforos para que eu sempre tivesse uma boa educao, aos meus colegas de profisso, cuja convivncia s me faz aumentar o conhecimento, e ao CRF-AP, que tem sido atuante e nos faz cada vez mais sentir orgulho da nossa profisso”.

Homenageados
- Dr. Rodrigo Arcanjo – destaque na rea de Farmcia Comunitria: “Fico feliz em ser reconhecido em meio a tantos colegas farmacuticos que exercem um excelente trabalho dedicado as farmcias comunitrias. Senti-me honrado e grato”.

- Dra. Dalette Costa – melhor na rea de Farmcia Hospitalar: “O segredo fazer o trabalho com muito amor e prazer. Nasci para isso”.

- Dra. Lorane Hage – destaque de 2017 na rea de Ensino e Pesquisa: “Estamos no caminho certo. Esse reconhecimento aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”.

- Dr. Eldonor Jnior – destaque na rea de Anlises Clnicas e Toxicolgicas: “ uma honra ter sido eleito pelos meus colegas de profisso, por pessoas que eu conheo a alta competncia deles. Isso nos d mais credibilidade para continuar o nosso trabalho”.

- Dr. Eduardo Gonalves – destaque na rea de Farmcia Magistral: “A manipulao a essncia do trabalho farmacutico. Essa uma conquista de todos os nossos colaboradores”.