asdasd

Boletim de Notícias

Cadastre-se e receba informações do CRF AP no seu correio eletrônico

Gerenciamento de Produtos Controlados foi o tema principal da capacitação para Farmacêuticos e acadêmicos

Postado em 25/06/2018 as 12:10:41
O foco dos Farmacêuticos e Acadêmicos neste domingo, 24, esteve voltado para o Treinamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP), e ministrado pelo Dr. Adriano Falvo. 

Assuntos como monitorar a dispensação de medicamentos e substâncias entorpecentes e psicotrópicas e seus precursores; otimizar o processo de escrituração; permitir o monitoramento de hábitos de prescrição e consumo de substâncias controladas para propor políticas de controle; e captar dados que permitam a geração de informação atualizada e fidedigna para o SNVS para a tomada de decisão foram alguns dos assuntos abordados. 

“O SNGPC monitora as movimentações de entrada (compras e transferências) e saída (vendas,transformações, transferências e perdas) de medicamentos comercializados em farmácias e drogarias privadas do país, particularmente os medicamentos como os entorpecentes e antipsicotrópicos, e os antimicrobianos”, destacou Dr. Adriano Falvo. 

O sistema substituiu de forma gradual, a escrituração tradicional manual em que as informações ficavam apenas na empresa, pela escrituração obrigatoriamente eletrônica, com transmissão dos dados para a Anvisa. 

O monitoramento dos hábitos de prescrição e consumo desses medicamentos no país possibilita contribuir com decisões regulatórias e ações educativas a serem promovidas pelos entes que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Conselho Regional de Farmácia do Amapá
R: Professor Tostes, 914A - CEP: 68901-316 - Fone: (96)3223-8988
E-mail: crfap@crfap.org.br
Atendimento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 14:00 hrs às 18:00 hrs de segunda à quinta-feira e de 08:00 hrs as 12:00 hrs - sexta-feira