Brasil d primeiro passo na fabricao de radiofrmacos

Postado em 14/06/2018 as 08:40:20

O Governo Federal deu o primeiro passo para a construo do Reator Multipropsito Brasileiro (RMB), empreendimento capaz de produzir radiofrmacos utilizados no tratamento de doenas como o cncer. A iniciativa contribuir para o fim da dependncia externa de radioistopos e para o fornecimento de radiofrmacos ao SUS a preo de custo. A pedra fundamental da obra foi lanada nesta sexta-feira (08/06), em Iper (SP), pelo presidente da Repblica Michel Temer. O ministro da Sade, Gilberto Occhi participou do evento e reafirmou que o investimento de R$ 750 milhes est previsto no oramento da Pasta.

O presidente da Repblica, Michel Temer, enfatizou que o projeto eleva o nosso patamar e promove o desenvolvimento do Brasil. "Para a rea da sade, a construo do relator fortalece muito o SUS. Vamos produzir o material para o sistema nico de sade a preos naturalmente mais baixos, e, desta forma, aumentar os atendimentos e levar esperana a quem est doente e precisa de ajuda", explica o Presidente.

Desde 2009, o Brasil enfrenta dificuldades no abastecimento de radioistopos e de radiofrmacos, que hoje so importados. Isso se deve a paralisao do reator canadense que abastecia todo o mercado brasileiro e 40% do mundo. A partir disso, o pas busca outros fornecedores importados, j que cerca de dois milhes de procedimentos mdicos utilizam os radiofrmacos, sendo que 24% so realizados no SUS.

O empreendimento reduzir os riscos de desabastecimento no pas e tornar o Brasil autossuficiente na produo dos radiofrmacos. O ministro da Sade, Gilberto Occhi, destacou o quanto isso impactar para a populao. "O uso dessa tecnologia qualificar a ateno sade da populao em diversas reas que fazem uso da medicina nuclear, como cardiologia, oncologia, hematologia e neurologia. Permitir a realizao de diagnsticos mais precisos de doenas e complicaes", ressaltou o ministro.

A obra tambm contribuir para ampliar os investimentos na rea mdica, j que permitir a ampliao do atendimento em medicina nuclear para mais usurrios do SUS.

ESTRUTURA

O Reator Multipropsito Brasileiro (RMB) ser desenvolvido no Centro Experimental de ARAMAR da Marinha Brasileira, em Iper. Ao todo, o RMB ocupar dois milhes de metros quadrados, onde alm do reator ter a construo de laboratrios, aceleradores de partculas e lasers de alta potncia. Tambm constar no local, laboratrios para o desenvolvimento e produo de radiofrmacos.

O novo local ainda ter toda uma infraestrutura de laboratrios para realizar um grande e valioso conjunto de atividades. Os principais laboratrios associados so: laboratrio de processamento e manuseio de radioistopos; laboratrio de feixe de nutrons; laboratrio de anlise ps-irradiao; e laboratrio de radioqumica e anlise por ativao, alm de instalaes de apoio para pesquisadores.

ACORDO

Em maro deste ano, o Ministrio da Sade e a Amaznia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul) se tornaram parceiras para o desenvolvimento deste reator, que produzir radiofrmacos essenciais ao SUS. A assinatura do acordo foi realizada durante a 15 Reunio do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Sade (GECIS). Na ocasio, ficou acordado que o montante de R$ 750 milhes ser repassado nos prximos quatro ano, sendo R$ 30 milhes, j em 2018.

Por Victor Maciel, da Agncia Sade
Atendimento imprensa