ENTREVISTA FARMACUTICA: educao em sade e mudanas de hbitos de vida

Postado em 05/06/2018 as 12:45:21

O farmacutico um educador em sade por excelncia. O seu desafiador papel de levar as pessoas a mudarem os seus hbitos de vida, com vistas preveno e tratamento de doenas e promoo da sade, preponderante no contexto sanitrio, com larga repercusso social. As aes dos farmacuticos neste sentido so histricas e esto na ndole da profisso. Os seus esforos no combate ao tabagismo, por exemplo, so grandes e permanentes.

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco (31.05), a Organizao Mundial da Sade (OMS) adotou o tema "Tabaco e Doena Cardaca", o mesmo escolhido pela instituio para o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29.08). O objetivo da OMS conscientizar a populao para a associao entre o tabaco e as doenas do corao e as cardiovasculares, a exemplo dos acidentes vasculares cerebrais. Combinadas, elas so as principais causas de morte do mundo.

A educao em sade e as mudanas de hbitos de vida so o tema da Entrevista Farmacutica que vai ao ar, ao vivo, na quarta-feira (06.06.18), a partir das 15h30, pela "Rdio Nacional da Amaznia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicao). Esta entrevista ser editada e veiculada, tambm, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rdio localizadas, em todo o Brasil e, tambm, nos Estados Unidos (Flrida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede liderada pela Agncia Radioweb.

O ENTREVISTADO  Convidamos o DR. PEDRO PAULO DIAS para falar sobre o assunto. Farmacutico formado pelo Unifeb (Centro Universitrio da Fundao Educacional de Barretos), no Estado de So Paulo, DR. PEDRO DIAS tem mestrado em Cincias Mdicas (rea de patologia) pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), tambm, em So Paulo. Tem, ainda, formao internacional em master coach (treinador, apoiador) pela Sociade Latino-americana de Coaching, com foco no comportamento humano e focalizado no farmacutico.

A Entrevista Farmacutica um esforo conjunto do Conselho Federal de Farmcia (CFF) e da "Rdio Nacional da Amaznia"/EBC e tem o objetivo de levar populao informaes em sade, com um sentido de utilidade pblica. idealizada e produzida pelo jornalista Alosio Brando, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUA A ENTREVISTA FARMACUTICA AO VIVO. Assim, voc acessar a pgina da EBC. Em seguida, clique em ouvir.

Para ter acesso s entrevistas gravadas, entre na pgina do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a Entrevista Farmacutica.

Autor: Por Alosio Brando, jornalista do Conselho Federal de Farmcia.