CFF inaugura polo do Cuidado Farmacutico no SUS em Belm

Postado em 12/04/2018 as 09:33:25

O Conselho Federal e Farmcia (CFF) comea nesta sexta-feira e sbado, dias 13 e 14 de abril, a capacitao em servio para implantao do Cuidado Farmacutico no SUS em Belm, Par. O lanamento do curso ser no dia 13, s 8h30, no auditrio do Hospital Ophir Loyola, com a presena do secretrio municipal da Sade de Belm, Srgio Amorim, e do prefeito Zenaldo Coutinho. As atividades sero iniciadas menos de um ms depois da anuncia do secretrio. Sero capacitados 140 farmacuticos, em duas turmas de 70 profissionais cada.

Aps o trmino do curso, que durar oito meses, os farmacuticos atuaro de forma integrada s equipes de sade ofertando servios como acompanhamento a pacientes com hipertenso, diabetes, asma, doenas mentais e doenas transmissveis, como a tuberculose. Os profissionais tambm sero capacitados para a insero da fitoterapia no arsenal teraputico destinado aos usurios do SUS. Nos locais onde a prtica integrativa j utilizada, eles reforaro o grupo responsvel pela prescrio e acompanhamento de fitoterpicos.

Esse o primeiro de uma srie de polos do projeto Cuidado Farmacutico no SUS prevista para o estado do Par. Contando com esse, j so 15 polos e 946 farmacuticos contemplados em todo o pas. Importante ressaltar que se trata de uma capacitao presencial, com forte componente prtico, que visa efetiva implantao dos servios farmacuticos no SUS, principalmente na Ateno Bsica, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge Joo. Ao final do curso, nossa expectativa deixar os servios em pleno funcionamento, com os farmacuticos atuando no cuidado ao paciente, e a populao sendo muito bem atendida, diz ele.

Conselheiro federal de Farmcia pelo Par, Walter da Silva Jorge Joo assinala que se empenhou muito para que a capacitao fosse levada capital de seu estado. Fico feliz em ter conseguido intermediar a parceria com a Secretaria Municipal da Sade de Belm para que o curso fosse realizado, diz o presidente do CFF, em aluso ao fato de que a anuncia do secretrio de Sade do municpio pr-requisito para a instalao de polos do projeto em qualquer localidade. Como o curso envolve a estruturao do servio, necessrio que o municpio assuma o compromisso com o CFF de implantar os consultrios farmacuticos para que os farmacuticos sejam capacitados pelo conselho.

O presidente do CFF lembra que o curso, alm de promover a melhoria da qualidade da assistncia sade dispensada aos usurios do SUS, valoriza o farmacutico, estimulando sua insero nas equipes de sade. O projeto d visibilidade ao trabalho dos colegas e, junto com a atualizao da antiga tabela SIA/SUS, atual SIGTAP (viabilizada a partir de reivindicaes do CFF ao Ministrio da Sade), tem contribudo para abrir as portas da rede pblica para novas contrataes, comenta.

O Projeto Cuidado Farmacutico chega reformulado a Belm e aos demais polos do Par. Alm do mdulo de sade mental, implantado recentemente, teremos dois mdulos extras doenas transmissveis e asma, comenta o coordenador do projeto, Valmir de Santi, conselheiro federal de Farmcia pelo estado do Paran. Quero agradecer aos gestores municipais pela receptividade e a sensibilidade demonstradas, acrescenta Walter da Silva Jorge Joo, citando tambm o apoio dispensado pela equipe da Secretaria e pelo farmacutico Randolfo Coelho. Ele lembra que Carlene Castro de Almeida, diretora do Departamento de Aes em Sade (DEAS), e a coordenadora da Referncia Tcnica em Poltica de Medicamentos, Yranilde Ledo, no mediram esforos para que o lanamento do projeto fosse viabilizado em tempo recorde.

Iniciado no ano passado, o Projeto Cuidado Farmacutico no SUS j comeou a mudar arquitetura das unidades bsicas de sade dos municpios onde foi implantado. Seis esto com consultrios farmacuticos estruturados e funcionando: Goiania- GO, Campo Grande-MS, Toledo-PR, Manaus-AM, Belo Horizonte-MG e Volta Redonda-RJ.