CNS manifesta apoio ao movimento pelo ensino presencial de qualidade na graduao em sade

Postado em 12/04/2018 as 09:27:46

Nesta quarta feira, dia 11 de abril, representantes do Frum dos Conselhos Profissionais da rea da Sade (FCFAS) e dos conselhos federais de Farmcia (CFF), Enfermagem (COFEN), Nutrio (CFN) e dos Tcnicos em Radiologia (CONTER) foram recebidos pelo presidente da Confederao Nacional da Sade (CNS), o farmacutico Trcio Egon Paulo Kasten e pelo vice-presidente, mdico Renato Merolli. Com a intermediao do CFF, o FCFAS alertou entidade sobre a ameaa que a aprovao de mais de 600 mil vagas para cursos a distncia na rea da sade,pelo Ministrio da Educao (MEC), representa qualidade da assistncia prestada aos usurios destes servios. Os diretores da CNS disseram estar atentos ao problema e confirmaram que a CNS ir se manifestar e apoiar as aes que garantam a formao na rea da sade de forma presencial.

No incio da reunio, a coordenadora do FCFAS, representante do COFEN, Ivone Martini de Oliveira, apresentou o contexto do movimento pela segurana do paciente nos estabelecimentos de sade, que no alcanar resultados positivos com profissionais desqualificados, formados em cursos a distncia. A representante do CFF, Zilamar Fernandes, exps os dados atualizados sobre a rpida expanso do nmero de vagas nesses cursos a cada ms. O representante do CFN, Antnio Garcia, argumentou sobre a importncia de uma manifestao dos principais empregadores associados CNS, sobre a necessidade de profissionais qualificados. Ele frisou que graduao a distncia dever desencadear um crescimento no nmero de processos ticos e judiciais contra os empregadores, por danos causados por profissionais desqualificados.

O representante do CONTER, Lucas de S, falou sobre os Projetos de Leis que visam garantir a graduao nas profisses da sade de forma presencial. Everton Borges e Hortncia Tierling, tambm representando o CFF, reforaram a importncia e o impacto de uma manifestao da CNS. Eles reforaram a necessidade de a CNS, como representante dos principais empregadores dos profissionais da sade, se pronunciar em defesa da formao presencial na rea da sade, demonstrando os riscos para os empregadores frente aos profissionais formados a distncia, sem as devidas prticas. Citaram o exemplo da formao nos cursos de farmcia, cujo currculo apresenta 70% de necessidades de aulas presenciais.

O vice presidente da CNS informou que os estabelecimentos j esto enfrentando dificuldades com a qualidade na formao dos profissionais de sade. Segundo ele, muitos estabelecimentos j esto avaliando as competncias prticas dos candidatos, antes de efetivar as contrataes, sendo muito preocupante que o setor venha a receber pessoas formadas a distncia. O presidente da CNS informou que tem acompanhado o movimento pela a qualidade na formao dos profissionais de sade, e reiterou o apoio s as aes que garantam a formao na rea da sade de forma presencial. Ele afastou a possibilidade de os empregadores receberem profissionais formados a distncia.

A reunio ocorreu na sede da CNS em Braslia. Os dirigentes da CNS se colocaram disposio para ampliar as aes que busquem garantir a qualidade na formao dos profissionais da sade. No podemos garantir servios de qualidade sem no tivermos profissionais de sade com qualidade, disse o presidente da CNS ao final da reunio.

Fonte: Comunicao do CFF