Genricos, dezenove anos depois, na "Entrevista Farmacutica"

Postado em 02/03/2018 as 10:43:35

Dezenove anos depois de publicada a Lei N 9.787 (de 10 de fevereiro de 1999), que cria a poltica de genricos, no Brasil, essa classe de medicamentos cresce, fortalece-se, ocupando uma importante fatia do mercado. Afora as questes econmicas, os genricos alteraram o panorama da sade pblica no que diz respeito ao acesso ao item medicamentos. O setor conta, hoje, com 120 fabricantes, que respondem por mais de 3,8 mil registros de medicamentos e mais de 21,7 mil apresentaes comerciais. Os genricos respondem por 32,46% das vendas em unidades e tiveram um faturamento da ordem de 7,4 bilhes de reais, em 2017, e, neste ano, deve crescer acima dos 10%. Os dados so da PrGenricos (Associao Brasileira das Indstrias de Medicamentos Genricos).

Os medicamentos genricos so o tema da Entrevista Farmacutica que vai ao ar, na quarta-feira (07.03.19), com foco maior nas questes farmacuticas dos pontos de vista tcnicos e cientficos e as relacionadas sade. Para falar sobre o assunto, convidamos o DR. FELIPE NUNES BONIFCIO. Entre outras questes, ele discorrer sobre os testes a que so submetidos os genricos (como so feitos e com que objetivo), a confiabilidade, a sua intercambialidade por um produto de referncia, o nvel de conscincia da populao sobre as vantagens econmicas e sanitrias dessa classe de medicamentos e a desconfiana que muitas pessoas, ainda, levantam sobre os mesmos, alm das transformaes que eles geraram na sade pblica, no Pas.

O ENTREVISTADO - DR. FELIPE NUNES BONIFCIO farmacutico formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem mestrado em Monitoramento Tecnolgico e Inteligncia Competitiva (aplicada a uma formulao farmacutica) pela Universidade AIX Marselha III, na Frana, onde, tambm, cursou doutorado em Cincias Farmacuticas, com nfase em sade pblica e pesquisa clnica. O doutorado levou o ttulo de Medicamentos Genricos e o estudo foi realizado acerca da avaliao farmacutica de imunossupressores genricos. DR. FELIPE NUNES especializou-se em pesquisa clnica, no Hospital Alemo Oswaldo Cruz, em So Paulo. Outra especializao foi realizada em Cosmetologia na mesma universidade francesa. professor de Farmacologia no Centro Universitrio de Braslia (Uniceub) e consultor da Coordenao de Pesquisa Clnica do Departamento de Cincia e Tecnologia do Ministrio da Sade.

A Entrevista Farmacutica vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rdio Nacional da Amaznia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicao). Esta entrevista ser editada e veiculada, tambm, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rdio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Flrida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede liderada pela Agncia Radioweb.

Trata-se de um esforo conjunto do CFF e da "Rdio Nacional da Amaznia"/EBC e tem o objetivo de levar populao informaes em sade, com um sentido de utilidade pblica. idealizada e produzida pelo jornalista Alosio Brando, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUA A ENTREVISTA FARMACUTICA AO VIVO. Assim, voc acessar a pgina da EBC. Em seguida, clique em ouvir.

Para ter acesso s entrevistas gravadas, entre na pgina do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a Entrevista Farmacutica.