CFF rene educadores para discutir implantao das novas diretrizes curriculares

Postado em 02/03/2018 as 10:42:54

O Conselho Federal de Farmcia segue com aes voltadas qualidade da formao farmacutica. At o dia 9 de maro, mantm consulta pblica sobre a implantao do exame de proficincia para farmacuticos, uma tentativa de contrapor proliferao dos cursos a distncia no Pas. E nos dias 27 e 28 de fevereiro, realizou em Braslia um encontro de professores para discutir o processo de implementao das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduao em Farmcia.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge Joo, ressaltou que essa foi a primeira de uma srie de reunies que devem ocorrer para que seja possvel alcanar parmetros de implantao do novo modelo nas instituies pblicas e privadas.o encontro foi o primeiro de uma srie para que a implantao do novo modelo nas instituies pblicas e privadas acontea da forma esperada. As exposies feitas aqui so no sentido de encontrar solues, harmonizar os pontos de vista, tendncias para que a implantao das diretrizes possam ocorrer de forma mais eficiente. A principal inteno fazer com a gente elimine qualquer dificuldade, qualquer obstculo que possa surgir para que as diretrizes sejam implantadas de uma forma definitiva, profissional e acertada", afirmou.

A professora Carla Beatrice Crivelaro, da Universidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul fez suas exposies no encontro. Na avaliao dela, a discusso importante para a troca de experincias e formao de uma rede de colaborao. Carla acredita que o desafio para a implantao das novas regras grande, tanto para a desvinculao dos modelos tradicionais como tambm para prpria sensibilizao dos prprios docentes. um processo que depende muito da formao docente e da definio institucional para tentar avanar num modelo de formao que seja baseado por competncias. Porque esse modelo vai implicar numa srie de mudanas na prpria instituio e no currculo que vo desde as metodologias que so utilizadas at como vai se dar o envolvimento de todos os atores desse processo - que so os estudantes, o corpo tcnico administrativo, os professores, enfim, - para que se possa avanar nesse processo e para que se rompa com aquele modelo tradicional baseado no contedo, indo para o desenvolvimento da competncia. Ento esse um caminho rduo".

AS novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Farmcia foram publicadas pelo Ministrio da Educao no ano passado. O documento levou em considerao uma proposta construda com a ampla participao das entidades e da classe farmacutica. O processo durou quase dois anos, e foi coordenado pelo Conselho Federal de Farmcia, com contribuies em consulta e audincia pblica promovida pelo Conselho Nacional de Educao.

A coordenadora da comisso de educao do CFF, Zilamar Camargo Costa, destaca que a ideia ampliar ainda mais essa discusso e encontrar caminhos e estratgias para a adequao realidade das instituies de ensino. No momento em que ns consultamos toda a comunidade farmacutica tnhamos como meta inovar e trazer um perfil de egresso que tivesse ligado ao aspecto humanstico de uma maneira eletiva tendo como foco central o cuidado. Todas as apresentaes tiveram esse objetivo, mas tivemos duas preocupaes muito grandes. Primeiro a capacitao docente em relao a esse novo modelo e tambm em relao possibilidade de existir a formao de um modelo hbrido. Em que inicialmente no haveria um total modelo por competncia, mas que s que isso fosse construdo aos poucos e que gradativamente esse modelo tornasse a chave do processo e que e que efetivamente os professores todos sendo capacitados tambm simultaneamente a essa construo possibilitasse a um modelo realmente eficaz".

As novas diretrizes preveem 4 mil horas de formao. Com mais foco na Ateno Sade , a grade composta 50% por disciplinas de Cuidado em Sade, 40% focada em Tecnologia e Inovao em Sade e 10% em Gesto em Sade.

Participaram da Reunio coordenadores de curso de Faculdades de Farmcia que j esto implementando as DCNs e da Universidade de So Paulo (USP). Tambm foram convidados representantes da:

Associao Brasileira de Educao Farmacutica (ABEF)
Comisso Assessora de Educao Farmacutica (CAEF)/CFF
Comisso de Ensino Farmacutico (Comensino)/CFF
Executiva Nacional de Estudantes de Farmcia (Enefar)
Sociedade Brasileira de Farmcia Clnica (SBFC)
Assessorias Tcnica e da Presidncia do CFF

Essa e outras notcias tambm podem ser ouvidas na Rdio News Farma