Informaes sobre medicamentos, apenas de fontes seguras

Postado em 17/01/2018 as 12:58:25

Por hora, duas pessoas se intoxicam com medicamentos no Brasil devido a problemas como a automedicao, segundo dados extrados das estatsticas do SINITOX - Sistema Nacional de Informaes Txico-Farmacolgicas (para acessar, clique aqui). A automedicao um hbito entre os brasileiros, sendo praticada com indicao de leigos e, cada vez mais, da internet. O combate esse mau hbito e o incentivo busca de informaes sobre medicamentos em fontes seguras, entre as quais o farmacutico, so o foco da campanha do Conselho Federal de Farmcia (CFF) e conselhos regionais pelo Dia do Farmacutico, 20 de janeiro.

Ns, farmacuticos, temos um papel estratgico e fundamental na preveno dessa prtica perigosa, alerta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge Joo. Por isso, desde 2012, os conselhos tm trabalhado por um contato cada vez maior dos farmacuticos com a populao. Mudanas na regulamentao profissional e na legislao ampliaram a prtica do cuidado sade nas farmcias, que so obrigadas a contar com o farmacutico durante todo o seu perodo de funcionamento. Estamos disposio para contribuir, frisa, destacando, tambm, a recente liberao pela Anvisa, da aplicao de vacinas nesses estabelecimentos.

A orientao da campanha promovida pelos conselhos no usar medicamentos sem orientao profissional e consultar sempre o farmacutico. A iniciativa visa, tambm, colaborar com a meta da Organizao Pan-Americana da Sade/Organizao Mundial da Sade (OPAS/OMS) em seu desafio global, de reduzir em 50% os danos graves e evitveis provocados pelo mau uso dos medicamentos nos prximos cinco anos. Segundo a OPAS/OMS, os erros de medicao causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhes de pessoas, anualmente, apenas nos Estados Unidos. Os nmeros so semelhantes nos pases desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil.

Prevenir erros relacionados ao uso de medicamentos, alm de salvar vidas, evita uma enorme e desnecessria presso sobre os oramentos de sade. Levantamento recente feito pelo farmacutico Gabriel Freitas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), indica que o Sistema nico de Sade (SUS) gasta R$ 60 bilhes por ano para tratar consequncias negativas do uso de medicamentos no Brasil. A cada real gasto no fornecimento, o governo gasta cinco reais para tratar morbidades relacionadas a medicamentos. E metade dos casos seriam evitados com uma superviso mais cuidadosa e efetiva do uso destes, segundo o pesquisador.

A campanha est sendo realizada por meio de anncios em jornais e revistas impressos, banners para internet e outdoors, spot para rdio e um filme de 30 segundos para TV (ASSISTA AQUI), salas de cinema e redes sociais. Incluiu, ainda, uma ao intitulada Farmacuticos Fakes, na qual pessoas comuns e populares nas redes sociais postaram em seus perfis pedidos de informaes sobre medicamentos. O resultado est sendo divulgado em vdeo (ASSISTA AQUI), mostrando a enorme quantidade de dicas dadas por amigos e familiares pelas redes sociais e a importncia de evitar a automedicao.