Anvisa aprova comercializao e aplicao de vacinas em Farmcias

Postado em 09/01/2018 as 13:36:08

O Conselho Regional de Farmcia do Amap (CRF/AP) comemora a aprovao da Resoluo de Diretoria Colegiada pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), que define os requisitos mnimos para o funcionamento dos servios de vacinao nas farmcias de todo pas. A medida foi concedida na ltima quinzena de dezembro.

" um ganho para a sociedade, pois representa a ampliao do acesso s vacinas e preveno de doenas. E tbm um ganho para os farmacuticos que integraram essa luta", destacou o presidente do CRF/AP, Dr. Mrcio Silva.

A deciso era aguardada h trs anos pelos Conselhos regionais de Farmcia de todo Brasil e atende o movimento pela criao do Frum Nacional de Luta pela Valorizao da Profisso Farmacutica, liderado pelo Conselho Federal de Farmcia (CFF), que atuou na linha de frente pela aprovao da lei, n13.021/14 que autoriza as farmcias, a dispor de vacinas e soros para atendimento populao.

Os conselhos defendem a ampla participao dos farmacuticos em atuao nas farmcias na vacinao. Importante lembrar que, hoje, o farmacutico j colabora para a ampliao do acesso s vacinas em diversos pases, como Estados Unidos, Canad, Austrlia, Irlanda, Portugal, Reino Unido e Argentina. Alm disso, a aplicao de medicamentos injetveis e a conservao de medicamentos que exigem condies especiais de armazenamento j fazem parte da rotina do farmacutico.