Medicamentos (pesquisa, inovao, produo, efeitos adversos, uso "off-label") na ENTREVISTA FARMACUTICA

Postado em 09/01/2018 as 10:56:11

A cincia pesquisa, sem trgua, novos frmacos, trazendo esperana para a cura de doenas e a manuteno da sade. A busca pela inovao luz da mais moderna tecnologia acena para a sade e para a lucratividade da indstria farmacutica. Mas os novos medicamentos sero, sempre, a melhor opo teraputica? Quem responde esta e outras perguntas o DR. ROGRIO HOEFLER. Ele o convidado da Entrevista Farmacutica da quarta-feira (10.01.18) para falar sobre o assunto.

HOEFLER abordar as pesquisas com novas molculas para a produo de medicamentos, os custos e o tempo envolvido no processo que vai da pesquisa chegada dos produtos farmcia. Falar, tambm, sobre efeitos adversos no conhecidos, at ento, ou no previstos na literatura especfica e que so revelados, apenas ao longo do tempo de uso. Por isto, importante a realizao de um monitoramento permanente dos medicamentos e a notificao dos fatos relatados juntos farmacovigilncia, explica o DR. ROGRIO HOEFLER. Ele tratar, ainda, sobre outro fenmeno envolvendo alguns medicamentos, denominado uso off-label (uso fora da indicao de bula ou protocolo).

O ENTREVISTADO - DR. ROGRIO HOEFLER farmacutico graduado pela Universidade Catlica de Santos (SP) e tem mestrado em Cincias Farmacuticas pela UnB (Universidade de Braslia). Integra a equipe tcnica do Centro Brasileiro de Informao sobre Medicamentos (Cebrim), departamento do Conselho Federal de Farmcia (CFF). Foi membro da Comisso Tcnica Multidisciplinar de Reviso da Relao Nacional de Medicamentos Essenciais e a Subcomisso de Elaborao do Formulrio Teraputico Nacional da Rename (Relao Nacional de Medicamentos). DR. ROGRIO HOEFLER representa o CFF no Comit Nacional de Promoo do Uso Racional de Medicamentos.

A Entrevista Farmacutica vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rdio Nacional da Amaznia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicao). Esta entrevista ser editada e veiculada, tambm, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rdio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Flrida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede liderada pela Agncia Radioweb.

Esforo conjunto do CFF e da "Rdio Nacional da Amaznia"/EBC, a Entrevista Farmacutica tem o objetivo de levar populao informaes em sade, com um sentido de utilidade pblica. idealizada e produzida pelo jornalista Alosio Brando, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUA A ENTREVISTA FARMACUTICA AO VIVO. Assim, voc acessar a pgina da EBC. Em seguida, clique em ouvir.

Para ter acesso s entrevistas gravadas, entre na pgina do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a Entrevista Farmacutica.

Autor: Pelo Jornalista Alosio Brando, assessor de imprensa do CFF.