100% dos medicamentos do SUS tero monitoramento online

Postado em 26/10/2017 as 11:02:34

Um novo sistema criado pelo Ministrio da Sade vai integrar as informaes de distribuio, estoques e acesso aos medicamentos do SUS em todo o pas. A Base Nacional de Dados da Assistncia Farmacutica, lanada nesta tera-feira (24/10), permitir o melhor planejamento da compra, do controle da data de validade e a realizao de remanejamentos. A experincia em quatro estados mostrou que a iniciativa pode evitar desperdcios de at 30% dos frmacos entregues. Se essa economia for replicada em todo o Brasil, a cada ano, mais R$ 1,5 bilho poder ser revertido em mais medicamentos para a populao.

Assista ao vdeo explicativo - https://youtu.be/4riWu84_igY

A base nacional entra em funcionamento a partir de 25 de outubro e os estados e municpios tm 90 dias para enviar as informaes. At ento, o Ministrio da Sade s recebia 20% dos dados por meio do Sistema Hrus, utilizado por 15 estados para gesto de medicamentos de alto custo. As demais unidades da federao, que representam 80% da demanda, repassavam por telefone ou planilhas. Agora, ser disponibilizado o Web Service, ferramenta que permite que todas as secretarias de sade do pas que possuem sistemas prprios transmitam as informaes.

Confira a apresentao completa (PDF)

Essa uma ferramenta fundamental para que a gente possa fazer economia e otimizar os recursos da sade. Hoje existe uma conscincia entre todos os gestores para a importncia de alimentar o sistema para que possamos evitar o vencimento de medicamentos nas prateleiras, evitar que os medicamentos sejam desperdiados e fazer o remanejamento dos medicamentos que eventualmente estejam sobrando em um determinado estado ou municpio para um melhor aproveitamento. J verificamos em projeto-piloto que esse processo demostra um potencial de economia de bilhes de reais e com esses recursos vamos comprar mais medicamentos e ampliar acesso a populao, afirmou ministro Ricardo Barros.

Essa integrao dos dados foi pactuada no incio desse ano na Comisso Integestores Tripartite, que rene representantes dos estados, municpios e do Ministrio da Sade. Pela Portaria n 938 de 2017, os gestores que no enviarem as informaes para a base nacional ou no apresentarem justificativa podero ter os recursos da assistncia suspensos temporariamente.

Alm do estoque, entrada, sada e dispensao de medicamentos, tambm podero ser monitoradas em tempo real informaes do paciente e das unidades de sade. Todo o processo ser automatizado, ou seja, o sistema j calcula possveis perdas, sugere remanejamento de produtos ou mesmo indica o quantitativo que deve ser comprado para atender necessidade.

SEM DESPERDCIO O novo sistema servir de apoio para evitar o desperdcio e desabastecimento de produtos. Foi o que mostrou o projeto-piloto realizado em Tocantins, Alagoas, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Nessas localidades, no terceiro trimestre desse ano, foi possvel economizar R$ 20 milhes. Pelos dados, verificou-se que, em mdia, 30% do quantitativo poderia ser remanejado para outras regies do Brasil, sem risco de perder o prazo de validade. Em todo o pas, significaria uma economia ao Ministrio da Sade de R$ 1,5 bilho por ano.

A informatizao da sade uma das prioridades da atual gesto do Ministrio para qualificar o atendimento prestado ao cidado e, ao mesmo tempo, melhorar as informaes de gesto, a programao das polticas pblicas e o gerenciamento dos recursos do setor.

Por Alexandre Penido, da Agncia Sade
Atendimento imprensa