Fiocruz lana aplicativo de preveno ao tromboembolismo venoso

Postado em 19/10/2017 as 11:58:24

Em comemorao ao Dia Mundial da Conscientizao da Trombose, celebrado em 13 de outubro, o programa de produo e disseminao de informaes e tecnologias de qualidade e segurana do paciente do Instituto de Comunicao e Informao Cientfica e Tecnolgica em Sade (Proqualis/Icict/Fiocruz) lana o aplicativo de classificao de risco e preveno perioperatria do tromboembolismo venoso (TEV). O aplicativo, chamado Risco e Preveno de TEV, foi desenvolvido no escopo do projeto de pesquisa Desenvolvimento e avaliao de uma estratgia para implementao do checklist de cirurgia segura da Organizao Mundial da Sade (OMS) e pode ser instalado, gratuitamente, em qualquer dispositivo.

A coordenadora geral do Proqualis e pesquisadora da Escola Nacional de Sade Pbica (Ensp/Fiocruz), Margareth Portela, explica que o aplicativo foi desenvolvido a partir da introduo de um item para averiguao da necessidade de profilaxia para tromboembolismo, um problema que ocorre com frequncia e pode ser prevenido. Incluir esse item gerou a necessidade de discusso sobre a profilaxia do tromboembolismo, muito pouco padronizada, pelo que observamos. Assim, desenvolvemos o aplicativo voltado para a classificao de risco de tromboembolismo e recomendaes para a sua preveno, conforme o risco, diz Margareth.

De acordo com a mdica cirurgi do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HSFE) e colaboradora do projeto de pesquisa que desenvolveu o aplicativo, Claudia Regadas, a realizao de cirurgia um importante fator de risco isolado para a ocorrncia de TEV, especialmente quando o procedimento tem longa durao, e envolve cirurgia oncolgica, baritrica, ortopdica do quadril ou joelho, ou cirurgia do politraumatizado. Outros fatores como idade do paciente, uso de anticoncepcional hormonal, insuficincia cardaca congestiva e muitos outros tambm devem ser considerados ao avaliar o risco de desenvolvimento de TEV, explica Claudia.

A mdica acrescenta que a indicao de profilaxia de TEV baseia-se na alta frequncia de complicaes graves e no fato de a maioria dos pacientes ser assintomtica ou apresentar sintomas inespecficos. O risco de embolia pulmonar fatal cai para 0,15% quando feita profilaxia com heparina por 7 dias. A profilaxia adequada o modo mais efetivo de prevenir o TEV, entretanto, existe ainda extrema variabilidade em sua utilizao, refletindo um distanciamento entre as recomendaes baseadas em evidncia cientfica e a prtica clnica, sendo descrito subindicao ou uso por tempo menor que o recomendado, afirma Claudia.

Doenas cardiovasculares

De acordo com a Organizao Mundial da Sade (OMS), as doenas cardiovasculares so a principal causa de morte prevenvel em todo o mundo. Entre os problemas cardiovasculares que mais matam esto o ataque cardaco, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o tromboembolismo venoso (TEV). A campanha global liderada pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH) e refora a importncia da preveno e tratamento adequado do TEV.

Dia Mundial de Conscientizao da Trombose

O Dia Mundial de Conscientizao da Trombose tem como objetivos: aumentar a conscientizao sobre a doena; reduzir o nmero de casos no diagnosticados; incrementar medidas para preveno baseada em evidncias; incentivar sistemas de sade a criar estratgias para garantir as melhores prticas de preveno; diagnosticar, tratar e incrementar recursos adequados a estas aes e para o apoio pesquisa relacionada reduo da carga da trombose.

Mais dados sobre o TEV

A literatura aponta que em pacientes cirrgicos, na ausncia de profilaxia, o risco de TEV de 15% a 40%. Por outro lado, um estudo realizado em 358 hospitais, envolvendo 32 pases, com 70 mil pacientes internados, apontou uma taxa de risco de TEV de 50%, com apenas metade dos classificados de risco realizando a profilaxia (fonte: Venous Thromboembolism riskprophylaxis in hospitalised medically ill patients).

Para baixar o aplicativo Risco e Preveno de TEV: