asdasd

Boletim de Notícias

Cadastre-se e receba informações do CRF AP no seu correio eletrônico

FARMACÊUTICO

Postado em 09/07/2014 as 16:18:10

De acordo com a Resolução CFF 471, de 28/2/2008, os símbolos da profissão farmacêutica são: o heráldico (brasão), o juramento, a cor da pedra do anel de grau e da faixa da beca dos farmacêuticos.


simbolo_crfce Símbolo heráldico

Será constituído de um círculo na cor amarela, contendo na parte interna uma taça, entrelaçada por uma serpente.
Significado do Brasão:

a) Taça: representa a cura.

b) Serpente: representa o poder, a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia.

c) A taça com a serpente nela enrolada:

Juramento
O juramento a ser proferido nas solenidades de Colação de Grau será o de Hipócrates, tradicionalmente utilizado na maioria dos cursos de Farmácia do País.

“Prometo que, ao exercer a profissão de Farmacêutico, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, gozem, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens.Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário”.


faixa_crfceBeca

Cor da Faixa da beca A faixa a ser utilizada em solenidades de Colação de Grau, será de cor amarela. A cor amarela simboliza saúde, perseverança, naturalidade, limpeza, juventude e natureza. Estimula equilíbrio e cura.

anel_crfceA Cor da pedra do Anel

O anel de grau terá uma pedra topázio imperial amarelo, em aro de ouro. O topázio imperial amarelo é uma pedra preciosa que significa sabedoria. Ativa o intelecto, a comunicação, a concentração, a disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo.

O uso dos símbolos são de uso privativo de :

a) Conselhos Federal e Regionais de Farmácia;
b) Farmacêuticos registrados nos Conselhos Regionais de Farmácia;
c) Instituições de ensino farmacêutico; e,
d) Demais entidades farmacêuticas.

padroeira_crfcePadroeira dos farmacêuticos

A padroeira dos farmacêuticos é SANTA GEMMA GALGANI, era filha de farmacêutico, nasceu em Camigliano, na Itália em 12/03/1878 e faleceu em 11/04/1903. O papa Pio XI beatificou-a em 14/05/1933 e Pio XII procedeu a sua canonização em 02/05/1940.

Oração de Santa Gemma Galgani

Eis-me aqui aos vossos santíssimos pés, oh meu querido Jesus! Manifestar-Vos-ei a cada momento o meu reconhecimentos e a minha gratidão por tantos e tão contínuos favores, que tendes feito, e que quereis ainda fazer-me.
Quantas vezes Vos tenho invocado, oh Jesus! Tendes-me sempre contentado; recorri muitas vezes a Vós e sempre me consolastes. Como exprimir-me para convosco, oh meu caríssimo Jesus?!
Eu Vos agradeço. Mas outra graça vos peço, ( concede-me que ... ) oh meu Deus, atendei-me! Se for do Vosso agrado. Se não fosseis onipotente, não faria este pedido. Oh Jeus, tende piedade de mim. Seja feita a Vossa santíssima vontade.

Conselho Regional de Farmácia do Amapá
R: Professor Tostes, 914A - CEP: 68901-316 - Fone: (96)3223-8988
E-mail: crfap@crfap.org.br
Atendimento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 14:00 hrs às 18:00 hrs de segunda à quinta-feira e de 08:00 hrs as 12:00 hrs - sexta-feira